ÓLEO E GÁS

GLP: queda no consumo de gás de cozinha no Brasil é a maior em 10 anos e está relacionada ao preço de venda

O Observatório Social do Petróleo (OSP) realizou um levantamento juntamente com a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e constatou uma queda no consumo de gás de cozinha no território nacional.

GLP: queda no consumo de gás de cozinha no Brasil é a maior em 10 anos e está relacionada ao preço de venda

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como “gás de cozinha” ou “gás de botijão”, é o principal combustível para uso doméstico e industrial.

De acordo com informações do Observatório Social do Petróleo (OSP), o consumo de gás de cozinha foi reduzido em 2,52%, considerando o ano de 2022, sendo o menor registro de consumo da última década.

Dados oficiais sobre a redução no consumo do gás GLP

Segundo destaca a recente divulgação, a região Sul e Sudeste do país teve a maior redução das vendas de botijões de gás. Visto que na região sul a redução foi de 3,74%, ao passo que na região sudeste essa redução foi de 3,61%.

O gás liquefeito de petróleo (GLP) é um dos produtos básicos que sofrem com a elevação da inflação. No ano de 2022, o gás de cozinha fechou com o maior preço real, em contrapartida, com o menor consumo por pessoa de todos os tempos.

O gás GLP era vendido no Brasil em 2022 com um valor de R$ 109, 86 em média. No entanto, esse foi o valor mais alto desde 2021, segundo os comparativos anuais da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com o levantamento oficial do setor, no ano de 2022, o Brasil teve o menor consumo por pessoa referente ao gás de cozinha, sendo de 43,52 m³ para cada mil habitantes.

O consumo por pessoa do gás GLP no Brasil foi estável entre 2007 e 2017. No entanto, no ano de 2018, o consumo per capita do gás GLP começou a cair.

A única exceção significativa foi o ano de 2020, pois durante o auge da pandemia causada pelo coronavírus, houve uma elevação atípica na demanda por gás de cozinha.

Entre 2007 e 2017 a média de consumo foi de 46,94 m³ a cada mil habitantes, em 2022 este número caiu para 43,52 m³. Sendo assim, é possível notar uma queda de 7,3%. 

Preço elevado ao consumidor modificou o fluxo da demanda por gás de cozinha

Especialistas apontam que o principal fator para essa queda no consumo está ligado ao preço de venda do produto. O preço real do produto, com desconto da inflação, em 2022 foi 49% mais alto do que a média dos preços de 2007 a 2017.

No Rio Grande do Sul, em comparação com o ano de 2021, as vendas de gás de cozinha caíram cerca de 5,2%. O estado da Bahia também teve uma redução considerável no consumo de gás GLP, de 4,9%.

Já o Rio Grande do Norte consome 4,4% menos gás de cozinha atualmente. Em São Paulo essa queda foi de 4,3%, ao passo que no Rio de Janeiro a queda de consumo de gás GLP representa 4,1%.

De acordo com informações oficiais, o levantamento feito pelo Observatório Social do Petróleo (OSP) tem como base os dados oficiais da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sobre o gás GLP, considerando o vasilhame de 13 Kg.

Veronica Stivanim

Veronica Stivanim é Autora de 6 livros e atua como Redatora de diversos assuntos para Portais de Notícias. Livros publicados: Pausas, palavras e poesias (Ed. Autografia); As cartas que eu não mandei (Chiado Books); Eu pensei hoje… (Clube de Autores); Gestão de pessoas é coisa de jovem, sim! (Clube de Autores); Contei, mas é segredo! (Clube de Autores) e Resgatando meu amor (Clube de Autores).

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago