ÓLEO E GÁS

GLP: queda no consumo de gás de cozinha no Brasil é a maior em 10 anos e está relacionada ao preço de venda

O Observatório Social do Petróleo (OSP) realizou um levantamento juntamente com a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e constatou uma queda no consumo de gás de cozinha no território nacional.

GLP: queda no consumo de gás de cozinha no Brasil é a maior em 10 anos e está relacionada ao preço de venda

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como “gás de cozinha” ou “gás de botijão”, é o principal combustível para uso doméstico e industrial.

De acordo com informações do Observatório Social do Petróleo (OSP), o consumo de gás de cozinha foi reduzido em 2,52%, considerando o ano de 2022, sendo o menor registro de consumo da última década.

Dados oficiais sobre a redução no consumo do gás GLP

Segundo destaca a recente divulgação, a região Sul e Sudeste do país teve a maior redução das vendas de botijões de gás. Visto que na região sul a redução foi de 3,74%, ao passo que na região sudeste essa redução foi de 3,61%.

O gás liquefeito de petróleo (GLP) é um dos produtos básicos que sofrem com a elevação da inflação. No ano de 2022, o gás de cozinha fechou com o maior preço real, em contrapartida, com o menor consumo por pessoa de todos os tempos.

O gás GLP era vendido no Brasil em 2022 com um valor de R$ 109, 86 em média. No entanto, esse foi o valor mais alto desde 2021, segundo os comparativos anuais da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com o levantamento oficial do setor, no ano de 2022, o Brasil teve o menor consumo por pessoa referente ao gás de cozinha, sendo de 43,52 m³ para cada mil habitantes.

O consumo por pessoa do gás GLP no Brasil foi estável entre 2007 e 2017. No entanto, no ano de 2018, o consumo per capita do gás GLP começou a cair.

A única exceção significativa foi o ano de 2020, pois durante o auge da pandemia causada pelo coronavírus, houve uma elevação atípica na demanda por gás de cozinha.

Entre 2007 e 2017 a média de consumo foi de 46,94 m³ a cada mil habitantes, em 2022 este número caiu para 43,52 m³. Sendo assim, é possível notar uma queda de 7,3%. 

Preço elevado ao consumidor modificou o fluxo da demanda por gás de cozinha

Especialistas apontam que o principal fator para essa queda no consumo está ligado ao preço de venda do produto. O preço real do produto, com desconto da inflação, em 2022 foi 49% mais alto do que a média dos preços de 2007 a 2017.

No Rio Grande do Sul, em comparação com o ano de 2021, as vendas de gás de cozinha caíram cerca de 5,2%. O estado da Bahia também teve uma redução considerável no consumo de gás GLP, de 4,9%.

Já o Rio Grande do Norte consome 4,4% menos gás de cozinha atualmente. Em São Paulo essa queda foi de 4,3%, ao passo que no Rio de Janeiro a queda de consumo de gás GLP representa 4,1%.

De acordo com informações oficiais, o levantamento feito pelo Observatório Social do Petróleo (OSP) tem como base os dados oficiais da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sobre o gás GLP, considerando o vasilhame de 13 Kg.

Veronica Stivanim

Veronica Stivanim é Autora de 6 livros e atua como Redatora de diversos assuntos para Portais de Notícias. Livros publicados: Pausas, palavras e poesias (Ed. Autografia); As cartas que eu não mandei (Chiado Books); Eu pensei hoje… (Clube de Autores); Gestão de pessoas é coisa de jovem, sim! (Clube de Autores); Contei, mas é segredo! (Clube de Autores) e Resgatando meu amor (Clube de Autores).

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

2 semanas ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

2 semanas ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

2 semanas ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

2 semanas ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

2 semanas ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

2 semanas ago