Home ECONOMIA Gigante chinesa de eletrodomésticos inicia construção de nova fábrica em Pouso Alegre e vai gerar centenas de empregos

Gigante chinesa de eletrodomésticos inicia construção de nova fábrica em Pouso Alegre e vai gerar centenas de empregos

A gigante chinesa Midea iniciou a construção de uma nova fábrica em Pouso Alegre (MG), espera-se que a empresa crie centenas de empregos quando entrar em operação.

by Marcelo Santos
Gigante chinesa de eletrodomésticos inicia construção de nova fábrica em Pouso Alegre e vai gerar centenas de empregos

A Midea, uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo e líder no segmento de condicionadores de ar, iniciou a construção de uma nova fábrica 100% indoor em Pouso Alegre, localizada na região sul de Minas Gerais, Brasil. Para viabilizar o projeto, a Midea contou com o apoio da Invest Minas, um órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) do governo mineiro.

Essa iniciativa é um importante passo no processo de expansão global da empresa, cujo objetivo é investir em países estratégicos, como o Brasil, considerado um dos maiores mercados de eletrodomésticos do mundo e o maior da América Latina. Com a nova fábrica, a Midea espera fortalecer sua presença no mercado brasileiro e, consequentemente, ampliar sua participação em toda a região.

Nova fábrica Midea

A Midea é uma empresa global presente em mais de 200 países, com mais de 160.000 colaboradores em todo o mundo, incluindo cerca de 1.500 no Brasil. A empresa é reconhecida por desenvolver eletrodomésticos eficientes e econômicos, incluindo produtos para refrigeração, lavagem, cozinha e construção, além de pequenos eletrodomésticos.

A partir de 2024, a Midea Indústria do Brasil (MIDB), como será chamada a nova fábrica em Pouso Alegre, poderá produzir 1,3 milhão de produtos anualmente, começando pelos refrigeradores frost-free de duas portas. Com esse novo investimento, a Midea pretende se consolidar entre os três maiores players do mercado dentro de quatro anos e se tornar uma importante referência no setor de refrigeração.

CEO da Midea comenta abertura de nova fábrica

O CEO da Midea Carrier e da MIDB, Felipe Costa, afirma que a abertura da nova fábrica no Brasil é um passo importante para alcançar essa meta, proporcionando à empresa a competitividade necessária para ampliar sua participação no mercado. A cerimônia oficial de abertura contou com a presença de representantes das empresas dos municípios mineiros, Invest Minas e Pouso Alegre, bem como dos dirigentes chineses da empresa.

Geração de empregos para mineiros

Para o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, a instalação da Midea em Pouso Alegre é mais uma prova do potencial de Minas Gerais como destino de investimentos. Passalio destaca que a desburocratização é um dos principais fatores para atrair investimentos para o país e confirma que a implantação da fábrica cumpre um dos principais objetivos do Governo de Minas Gerais, que é gerar emprego e renda para a população.

O presidente global da Midea, Eric Wang, enfatiza a intenção de manter os investimentos em Minas Gerais e revela que a empresa planeja iniciar as operações na nova fábrica já no terceiro semestre de 2024, em julho. Wang também afirma que a Midea tem diversos investimentos previstos e está confiante de que eles serão concretizados com o apoio que tem recebido.

Minas Gerais, um polo de produção de eletrodomésticos

A instalação da unidade da Midea em Pouso Alegre também coloca o sul de Minas Gerais no mapa como um polo de produção de eletrodomésticos, juntando-se à Extrema, onde a marca japonesa Panasonic já está instalada. A presença de duas marcas globais na região atrairá mais fornecedores de peças e materiais, o que gerará ainda mais empregos do que as próprias fábricas.

Essa é uma conquista muito importante para a região, segundo Renato Garcia, gestor de investimentos da Invest Minas. A presença de empresas de logística, manutenção, alimentação e outros serviços também trará benefícios para a região e contribuirá para o desenvolvimento econômico local

Operações da Midea no Brasil

A Midea do Brasil tem uma história de sucesso desde sua chegada ao país em 2006. No primeiro ano de operação, a empresa vendeu 84.000 dispositivos, mostrando sua força no mercado de eletrodomésticos, em 2010, a Midea patrocinou o clube de futebol profissional Grêmio por um valor de 5 milhões de reais.

Em 2011, a Midea e a fabricante americana Carrier formaram uma joint venture para comercializar produtos HVAC na América do Sul. A empresa Midea-Carrier Group também possui outras marcas conhecidas, como Springer, Toshiba e Comfee.

Veja também