A Multinacional General Motors está indo além da fabricação automotiva e decidiu oferecer serviços como gerenciamento e armazenamento de energia para clientes residenciais e comerciais por meio de sua nova unidade, a GM Energy. Com o armazenamento de energia, a concorrência ficará ainda maior entre a General Motors e a Tesla.
A nova unidade da General Motors, GM Energy promete reunir o serviço de carregamento Ultium Charge 360 com novas duas unidades, a Ultium Home e a Ultium Commercial, que vão oferecer baterias estacionárias de armazenamento de energia, e também painéis solares e células de combustível de hidrogênio.
O negócio de geração e armazenamento de energia da Tesla, que também incluem painéis solares e baterias estacionárias, teve um grande prejuízo de 129 milhões de dólares no ano de 2021, e receita de 2,8 bilhões de dólares.
“Estamos entrando em todo o ecossistema de gerenciamento de energia”, disse o executivo da GM Energy, Travis Hester.
Hester conta que a GM Energy observa um mercado potencial de 120 bilhões a 150 bilhões de dólares em gerenciamento e armazenamento de energia. Hester não forneceu uma projeção de receita para a GM Energy.
“Nossa concorrência neste mercado é realmente apenas com a Tesla, forte em gerenciamento de energia”, acrescentou Hester, que lidera as operações de crescimento.
O serviço denominado de Ultium Home irá fornecer caixas de armazenamento de energia em parede fixas, semelhantes à tecnologia de sua concorrente, a Powerwall da Tesla, com vendas e instalação programadas para começar no fim do ano de 2023, em paralelo ao lançamento dos primeiros caminhões Chevrolet Silverado elétricos destinados a clientes particulares. O
serviço da GM promete oferecer capacidade similar para as empresas, e tudo por meio de unidades de armazenamento estacionárias maiores, bem como micro redes conectadas a células de combustível de hidrogênio desenvolvidas pela General Motors. As empresas que adquirirem o produto, poderão vender energia de volta às concessionárias durante os períodos de pico de consumo de energia.
E para fornecer aos clientes os painéis solares, a GM entrará em parceria com a SunPower, para assim aumentar a geração de energia.
Várias companhias dos Estados Unidos já concordaram em trabalhar em conjunto com a GM Energy. Um acordo já foi fechado com a SunPower, fornecedora líder de tecnologia solar e serviços de energia dos EUA, para desenvolver um sistema de energia residencial que consistirá em soluções integradas para veículos elétricos e baterias, painéis solares e armazenamento de energia doméstica.
“A grande escala de soluções do GM Energy nos permitirá enfrentar melhor os desafios atuais com a infraestrutura de rede, armazenamento de energia e gerenciamento de energia” diz Mark Bole, vice-presidente e diretor de soluções de baterias V2X da GM. “Aproveitando as plataformas tecnológicas flexíveis da GM e a potência do Ultium, conseguimos fornecer soluções de energia resistentes e acessíveis para todos os clientes e para a rede, para avançar rumo ao futuro 100% elétrico”.
A multinacional chinesa BYD, conhecida por sua atuação em tecnologia limpa e veículos elétricos, está…
A Arteris, uma das principais empresas de concessão de rodovias no Brasil, anunciou um novo…
A gigante do comércio eletrônico Amazon anunciou a abertura de mais de 10 mil vagas…
A Stone, uma das maiores empresas de tecnologia e serviços financeiros do Brasil, está com…
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…