Home ENERGIA General Motors vai além da fabricação de automóveis e entra no mercado de armazenamento de energia

General Motors vai além da fabricação de automóveis e entra no mercado de armazenamento de energia

Multinacional General Motors anuncia entrada no mercado de armazenamento de energia para residências

by Valdemar Medeiros
General Motors vai além da fabricação de automóveis e entra no mercado de armazenamento de energia

A Multinacional General Motors está indo além da fabricação automotiva e decidiu oferecer serviços como gerenciamento e armazenamento de energia para clientes residenciais e comerciais por meio de sua nova unidade, a GM Energy. Com o armazenamento de energia, a concorrência ficará ainda maior entre a General Motors e a Tesla.

A nova unidade da General Motors, GM Energy promete reunir o serviço de carregamento Ultium Charge 360 com novas duas unidades, a Ultium Home e a Ultium Commercial, que vão oferecer baterias estacionárias de armazenamento de energia, e também painéis solares e células de combustível de hidrogênio.

Conheça a GM Energy

O negócio de geração e armazenamento de energia da Tesla, que também incluem painéis solares e baterias estacionárias, teve um grande prejuízo de 129 milhões de dólares no ano de 2021, e receita de 2,8 bilhões de dólares.

“Estamos entrando em todo o ecossistema de gerenciamento de energia”, disse o executivo da GM Energy, Travis Hester.

Hester conta que a GM Energy observa um mercado potencial de 120 bilhões a 150 bilhões de dólares em gerenciamento e armazenamento de energia. Hester não forneceu uma projeção de receita para a GM Energy.

“Nossa concorrência neste mercado é realmente apenas com a Tesla, forte em gerenciamento de energia”, acrescentou Hester, que lidera as operações de crescimento.

GM visa bons resultados após inauguração da sua nova unidade

O serviço denominado de Ultium Home irá fornecer caixas de armazenamento de energia em parede fixas, semelhantes à tecnologia de sua concorrente, a Powerwall da Tesla, com vendas e instalação programadas para começar no fim do ano de 2023, em paralelo ao lançamento dos primeiros caminhões Chevrolet Silverado elétricos destinados a clientes particulares. O

serviço da GM promete oferecer capacidade similar para as empresas, e tudo por meio de unidades de armazenamento estacionárias maiores, bem como micro redes conectadas a células de combustível de hidrogênio desenvolvidas pela General Motors. As empresas que adquirirem o produto, poderão vender energia de volta às concessionárias durante os períodos de pico de consumo de energia.

E para fornecer aos clientes os painéis solares, a GM entrará em parceria com a SunPower, para assim aumentar a geração de energia.

Companhias Estadunidenses concordam com parceria junto à General Motors

Várias companhias dos Estados Unidos já concordaram em trabalhar em conjunto com a GM Energy. Um acordo já foi fechado com a SunPower, fornecedora líder de tecnologia solar e serviços de energia dos EUA, para desenvolver um sistema de energia residencial que consistirá em soluções integradas para veículos elétricos e baterias, painéis solares e armazenamento de energia doméstica.

“A grande escala de soluções do GM Energy nos permitirá enfrentar melhor os desafios atuais com a infraestrutura de rede, armazenamento de energia e gerenciamento de energia” diz Mark Bole, vice-presidente e diretor de soluções de baterias V2X da GM. “Aproveitando as plataformas tecnológicas flexíveis da GM e a potência do Ultium, conseguimos fornecer soluções de energia resistentes e acessíveis para todos os clientes e para a rede, para avançar rumo ao futuro 100% elétrico”.

Veja também