Home INDÚSTRIA General Motors receberá 25 mil toneladas por ano de sulfato de níquel da Vale para utilização na produção de baterias para veículos elétricos

General Motors receberá 25 mil toneladas por ano de sulfato de níquel da Vale para utilização na produção de baterias para veículos elétricos

As companhias firmaram um acordo de fornecimento de sulfato de níquel para a produção de baterias voltadas para veículos elétricos. A Vale e a General Motors agora investem na busca pela descarbonização do setor de transportes no mercado global.

by Redação Petrosolgas
As companhias firmaram um acordo de fornecimento de sulfato de níquel para a produção de baterias voltadas para veículos elétricos. A Vale e a General Motors agora investem na busca pela descarbonização do setor de transportes no mercado global.

A companhia de mineração Vale acaba de firmar um grande novo negócio no mercado de transportes global. A empresa está com uma parceria fechada com a companhia General Motors para o fornecimento de sulfato de níquel ao longo dos próximos anos. Serão mais de 25 mil toneladas por ano do produto, que será utilizado para a fabricação de baterias utilizadas em veículos elétricos, a grande aposta para a descarbonização do setor de transportes. 

Acordo com a Vale garantirá fornecimento suficiente de sulfato de níquel para a General Motors atender à crescente demanda de veículos elétricos nos EUA

A busca por novas soluções de sustentabilidade e descarbonização do setor de transportes vem motivando diversas empresas a investirem na produção de baterias para veículos elétricos, como é o caso da General Motors. 

A empresa é referência mundial no ramo de veículos elétricos e agora está com uma nova parceria para impulsionar a sua presença no mercado global. 

Trata-se de um acordo com a Vale para o fornecimento de sulfato de níquel para a produção de baterias, a partir de uma planta proposta pela Vale em Bécancour, Quebec, Canadá.

O acordo visa garantir um estoque suficiente do produto para que a empresa possa atender à demanda crescente de veículos elétricos na região dos EUA. 

Segundo os termos da parceria, a Vale fornecerá um total de 25 mil toneladas de sulfato de níquel por ano ao longo dos próximos anos para a companhia.

Esse produto alimentará um grande portfólio de da General Motors, incluindo o Chevrolet Silverado EV, Blazer EV e Equinox EV, o Cadillac LYRIQ, o GMC Sierra, e o GMC HUMMER EV Pickup e SUV.

A quantidade de sulfato de níquel prevista no acordo entre a Vale e a companhia de veículos elétricos é suficiente para produzir aproximadamente 350 mil veículos anualmente. 

Assim, a General Motors pretende aproveitar o momento das atenções na descarbonização do setor de transportes para impulsionar a produção de veículos à bateria. 

Acordo com a GM reforça posição da Vale no mercado de descarbonização do setor de transportes e sustentabilidade

A Vale comentou sobre a importância do acordo com a General Motors para o fornecimento de sulfato de níquel recentemente. 

“Esta iniciativa destaca a posição estratégica da Vale para ser o fornecedor de escolha para a indústria de veículos elétricos, alavancando sua baixa pegada de carbono e posição de liderança de mercado como o maior produtor de níquel refinado da América do Norte”, confirmou a companhia. 

O acordo ainda garante uma parceria chave para a expansão dos olhares na planta da companhia no Canadá, atraindo ainda mais negócios futuros para a mineradora. 

Além disso, a utilização do sulfato de níquel nas baterias utilizadas nos veículos elétricos comercializados pela General Motors garantirá vendas diversificadas com entrada rápida e ponto de ancoragem no mercado norte-americano de veículos desse tipo. 

“Este novo acordo com a Vale reforça a liderança da GM na construção de uma cadeia de suprimentos de VE segura e sustentável na América do Norte e proporcionará à montadora um fornecimento significativo de sulfato de níquel de alta qualidade a partir de uma fonte de baixo teor de carbono”, disse Doug Parks, Vice-presidente executivo da General Motoros de Desenvolvimento Global de Produtos, Compras e Cadeia de Suprimentos.

Veja também