A companhia de mineração Vale acaba de firmar um grande novo negócio no mercado de transportes global. A empresa está com uma parceria fechada com a companhia General Motors para o fornecimento de sulfato de níquel ao longo dos próximos anos. Serão mais de 25 mil toneladas por ano do produto, que será utilizado para a fabricação de baterias utilizadas em veículos elétricos, a grande aposta para a descarbonização do setor de transportes.
Acordo com a Vale garantirá fornecimento suficiente de sulfato de níquel para a General Motors atender à crescente demanda de veículos elétricos nos EUA
A busca por novas soluções de sustentabilidade e descarbonização do setor de transportes vem motivando diversas empresas a investirem na produção de baterias para veículos elétricos, como é o caso da General Motors.
A empresa é referência mundial no ramo de veículos elétricos e agora está com uma nova parceria para impulsionar a sua presença no mercado global.
Trata-se de um acordo com a Vale para o fornecimento de sulfato de níquel para a produção de baterias, a partir de uma planta proposta pela Vale em Bécancour, Quebec, Canadá.
O acordo visa garantir um estoque suficiente do produto para que a empresa possa atender à demanda crescente de veículos elétricos na região dos EUA.
Segundo os termos da parceria, a Vale fornecerá um total de 25 mil toneladas de sulfato de níquel por ano ao longo dos próximos anos para a companhia.
Esse produto alimentará um grande portfólio de da General Motors, incluindo o Chevrolet Silverado EV, Blazer EV e Equinox EV, o Cadillac LYRIQ, o GMC Sierra, e o GMC HUMMER EV Pickup e SUV.
A quantidade de sulfato de níquel prevista no acordo entre a Vale e a companhia de veículos elétricos é suficiente para produzir aproximadamente 350 mil veículos anualmente.
Assim, a General Motors pretende aproveitar o momento das atenções na descarbonização do setor de transportes para impulsionar a produção de veículos à bateria.
Acordo com a GM reforça posição da Vale no mercado de descarbonização do setor de transportes e sustentabilidade
A Vale comentou sobre a importância do acordo com a General Motors para o fornecimento de sulfato de níquel recentemente.
“Esta iniciativa destaca a posição estratégica da Vale para ser o fornecedor de escolha para a indústria de veículos elétricos, alavancando sua baixa pegada de carbono e posição de liderança de mercado como o maior produtor de níquel refinado da América do Norte”, confirmou a companhia.
O acordo ainda garante uma parceria chave para a expansão dos olhares na planta da companhia no Canadá, atraindo ainda mais negócios futuros para a mineradora.
Além disso, a utilização do sulfato de níquel nas baterias utilizadas nos veículos elétricos comercializados pela General Motors garantirá vendas diversificadas com entrada rápida e ponto de ancoragem no mercado norte-americano de veículos desse tipo.
“Este novo acordo com a Vale reforça a liderança da GM na construção de uma cadeia de suprimentos de VE segura e sustentável na América do Norte e proporcionará à montadora um fornecimento significativo de sulfato de níquel de alta qualidade a partir de uma fonte de baixo teor de carbono”, disse Doug Parks, Vice-presidente executivo da General Motoros de Desenvolvimento Global de Produtos, Compras e Cadeia de Suprimentos.