ÓLEO E GÁS

Gasolina da Petrobras é 23% mais barata que em refinarias privatizadas, aponta Observatório Social do Petróleo

Uma recente análise conduzida pelo Observatório Social do Petróleo trouxe à tona informações alarmantes sobre os preços da gasolina praticados no Brasil. De acordo com o levantamento, o litro da gasolina vendida pela Petrobras foi comercializado a R$ 2,52 durante o mês de julho, enquanto as refinarias privatizadas, em média, cobraram R$ 3,10 pelo mesmo produto. Essa diferença alarmante chegou a atingir a marca de 23%, alcançando o maior patamar desde o início das medições em dezembro de 2021, quando ocorreu a privatização da primeira refinaria estatal, a Landulpho Alves, localizada na Bahia, que passou a se chamar Mataripe.

Levantamento revela diferença recorde no preço da gasolina entre Petrobras e refinarias privadas

Uma mudança significativa no cenário dos combustíveis no país ocorreu em maio desse ano, quando a Petrobras anunciou o abandono do PPI (Preço de Paridade de Importação) como método para determinar os preços dos combustíveis. Anteriormente, a empresa estatal baseava seus reajustes da gasolina e do diesel em simulações sobre os custos de importação desses produtos. Entretanto, com a adoção de um novo modelo de livre mercado, a empresa passou a focar na busca por clientes e no custo de oportunidade de venda dos seus produtos.

Embora o Observatório, ligado a sindicatos de petroleiros, destaque que o fim do PPI contribuiu para ampliar a diferença entre os valores praticados pela estatal e pelas refinarias privadas, esse não é o único fator explicativo. Mesmo sob a política anterior, a Petrobras já se beneficiava do fato de produzir e refinar o petróleo na mesma empresa, o que permitia otimizar os custos de produção.

Refinarias privadas acusam práticas anticoncorrenciais por parte da estatal

Por outro lado, a Associação Refina Brasil, que representa as refinarias privadas, argumenta que a Petrobras também se beneficia de práticas anticoncorrenciais, o que justifica a discrepância nos preços dos combustíveis. Evaristo Pinheiro, presidente da associação, enfatiza que embora seja louvável a eficiência operacional e de custos da Petrobras, a vantagem nos preços não pode ser atribuída somente a esses fatores. Ele aponta a existência de vantagens regulatórias e violações ao direito da concorrência por parte da estatal.

Segundo Pinheiro, a Petrobras possui vantagens na exportação de petróleo em detrimento das refinarias independentes na compra do produto, o que acaba afetando os preços praticados no mercado nacional. Além disso, o presidente da Refina Brasil aponta práticas potencialmente anticoncorrenciais relacionadas ao acesso de refinarias ao mercado e à discriminação nos preços.

Essa análise revisita um debate crucial sobre a política de preços dos combustíveis no Brasil, envolvendo ações governamentais, regulação do setor e a busca por um mercado mais competitivo. Enquanto a Petrobras defende seu novo modelo de livre mercado, as refinarias privadas buscam igualdade de condições e um ambiente concorrencial mais justo. O cenário promete continuar sendo objeto de discussão e análise nos próximos meses por afetar diretamente o bolso dos consumidores e a economia do país como um todo.

Conheça um pouco mais sobre a Petrobras

A Petrobras é uma empresa estatal de capital aberto que atua principalmente nos setores de exploração, produção, refino, transporte e distribuição de petróleo e gás natural. Ela é responsável por uma grande parte da produção de petróleo e gás no Brasil, tornando o país um importante ator no mercado internacional de energia.

É uma empresa de grande relevância para a economia brasileira. Além de fornecer combustíveis e gás natural para o mercado interno, ela também gera empregos diretos e indiretos e contribui significativamente para a arrecadação de impostos no país.

Andriely Medeiros

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o PetroSolGas.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago