Desde que o Volkswagen Fusca saiu de linha oficialmente em 2019, deixando uma legião de fãs órfãos, especulações sobre uma possível volta do modelo como carro elétrico têm circulado no mercado automotivo. Enquanto a Volkswagen privilegia sua família ID e até resgatou outro clássico, a Kombi, sob a nomenclatura ID.Buzz, foi a fabricante chinesa GWM (Great Wall Motors) que trouxe de volta a “alma” do Fusca com sua linha Ora. Conheça mais detalhes sobre o Fusca elétrico da GWM.
Conheça o novo Fusca elétrico da GWM
A GWM surpreendeu os entusiastas do Fusca ao apresentar, no Salão de Xangai de 2021, o Ora Punk Cat, uma clara recriação do icônico carro da Volkswagen. O modelo, que inicialmente chamou a atenção pelo visual nostálgico, marcou o início de uma nova era para os fãs do clássico besouro.
Em 2022, a GWM lançou o Ora Ballet Cat, uma variação do Fusca elétrico voltada especialmente para o público feminino. Com quatro versões disponíveis e preços que partem de 193.000 yuans (aproximadamente R$ 155 mil), o Fusca elétrico da GWM chegou ao mercado chinês com a missão de conquistar corações com sua estética nostálgica e características modernas.
Especificações técnicas e autonomia
Apesar das semelhanças visuais com o Fusca original, o Ora Ballet Cat possui dimensões ligeiramente maiores, com 4,4 metros de comprimento, 1,86 metro de largura e 1,63 metro de altura. Sua autonomia elétrica varia de acordo com a versão, podendo alcançar até 500 quilômetros com uma única carga. As opções de motorização oferecem potências que variam entre 171 cv e 500 cv.
No Brasil, a GWM enfrentou uma disputa legal com a Volkswagen após registrar o carro no INPI. A montadora alemã alegou que os modelos da GWM eram uma cópia descarada do Fusca e entrou com uma liminar contra o registro. Apesar disso, a GWM conseguiu derrubar a liminar e ficou livre para trazer sua “versão” do clássico besouro ao mercado brasileiro.
Planos de comercialização e posicionamento global
Procurada, a GWM afirmou que não tem planos de comercializar o Ora Punk Cat ou Ballet Cat no mercado automotivo brasileiro por enquanto, mas ressaltou que mantém a possibilidade de disponibilizar qualquer produto de sua linha em qualquer mercado do mundo, como parte de seu posicionamento global.
Questionada sobre a disputa legal e os planos da GWM de trazer o Ora Ballet Cat ao Brasil, a Volkswagen não se manifestou até a publicação desta matéria, deixando o espaço aberto para futuros desdobramentos nessa história.
O Fusca elétrico da GWM representa não apenas uma homenagem ao icônico carro da Volkswagen, mas também um marco na evolução do mercado automotivo rumo à eletrificação e à sustentabilidade.
Conheça a GWM
A Great Wall Motors Company Limited, ou GWM, é a maior montadora privada da China, estabelecida em 1984, com sede em Baoding, Hebei. Inicialmente, focava em caminhões de baixo volume, como o CC130, e mais tarde produziu veículos de passageiros, incluindo o sedã CC1020. Em 1994, a produção foi interrompida devido à falta de permissão governamental.
Voltou-se para caminhões até 2010, quando lançou outro sedã. Em 2003, tornou-se a primeira fabricante privada chinesa a ter uma oferta pública inicial na bolsa de Hong Kong, e em 2011, listou-se na Bolsa de Xangai. Em 2011, produziu 486.800 unidades, classificando-se como a décima maior fabricante de veículos na China.
A empresa se expandiu para a Europa em 2006, vendendo vans e SUVs na Itália e iniciando as vendas na Austrália em 2009. A GWM continua suas operações na Europa, com uma fábrica na Bulgária montando três modelos diferentes. Em maio de 2017, lançou seu primeiro veículo elétrico, o Great Wall C30EV.