Home INDÚSTRIA Chinesa Zeekr anuncia carro elétrico com 473 km de autonomia capaz de recarregar em apenas 11 minutos

Chinesa Zeekr anuncia carro elétrico com 473 km de autonomia capaz de recarregar em apenas 11 minutos

A Zeekr, submarca de luxo da Geely, chega ao Brasil com tecnologia avançada e tem potencial para causar um grande impacto.

by Marcelo Santos
Chinesa Zeekr anuncia carro elétrico com 473 km de autonomia capaz de recarregar em apenas 11 minutos

A indústria automobilística mundial está em constante evolução, e o Brasil está prestes a testemunhar uma revolução ainda maior com a chegada da Zeekr, submarca de luxo da Geely, uma das maiores fabricantes de carros da China. Com sua linha de veículos elétricos, a Zeekr promete concorrer de frente com outras montadoras chinesas já estabelecidas no país, como BYD e GWM. O destaque da empresa é seu carro elétrico Zeekr 001.

Tecnologia de ponta e desempenho impressionante

O destaque principal da Zeekr é o seu modelo emblemático, o Zeekr 001, um carro elétrico que promete redefinir os padrões de desempenho e eficiência. Equipado com uma arquitetura de 800V e alimentado pela bateria CATL Shenxing de 95 kWh, o Zeekr 001 demonstra um tempo de recarga impressionante. Em apenas 11 minutos e 28 segundos, o veículo é capaz de recuperar de 10% a 80% de sua carga, proporcionando um aumento de alcance de até 473 km, segundo o padrão chinês.

O segredo por trás da recarga rápida do veículo reside na tecnologia Shenxing da CATL, que permite ao veículo adicionar 256 km ao alcance total após apenas 5 minutos na tomada. Esse feito impressionante é alcançado graças ao uso do Supercharger V3 de 600 kW, que atinge uma potência máxima de 546,4 kW, mesmo em condições de temperatura ambiente de 26ºC. Essa combinação de tecnologias faz do Zeekr 001 o carro elétrico com a recarga mais rápida do mundo.

Variantes e tecnologia de baterias

Além da versão AWD do Zeekr 001, que possui tração nas quatro rodas, outras variantes do veículo também estão disponíveis. Todas elas utilizam baterias produzidas pela CATL, sendo a principal diferença a tecnologia empregada. Enquanto a versão AWD faz uso da bateria Shenxing, as demais variantes utilizam a tecnologia Kirin NCM, com capacidade total de 100 kWh.

Com a chegada iminente da Zeekr ao mercado brasileiro, as expectativas são altas. O país, que tem se mostrado receptivo à adoção de veículos elétricos, apresenta um cenário promissor para a submarca de luxo da Geely. Com tecnologia de ponta e um desempenho impressionante, o Zeekr 001 tem o potencial de conquistar consumidores em busca de inovação e sustentabilidade.

O lançamento da Zeekr e do seu modelo emblemático representa um marco significativo no mercado brasileiro de veículos elétricos. Com tecnologia avançada, tempos de recarga impressionantes e uma proposta de mobilidade sustentável, a submarca de luxo da Geely promete causar uma revolução e competir de igual para igual com outras montadoras já estabelecidas no país. Resta aguardar para ver como o público brasileiro receberá essa nova opção no segmento de carros elétricos.

Conheça a Zeekr

A Zeekr é uma marca chinesa de carros elétricos premium, pertencente à Geely Automobile Holdings, especializada em veículos elétricos. Lançada em 2021, sua linha de produtos é baseada na Arquitetura de Experiência Sustentável (SEA) voltada para VE. Em outubro de 2021, começaram a ser entregues os modelos 001, inicialmente planejados pela marca irmã Lynk & Co.

Em 2022, a empresa entregou 71.941 unidades do Zeekr 001 em mais de 330 cidades na China, com sua subsidiária Zeekr Power cobrindo mais de 110 cidades com mais de 660 estações de carregamento. Além disso, em parceria com a CEVT, a Zeekr desenvolveu o robô-táxi autônomo da Waymo. Em 2023, a empresa tinha três centros de P&D na China – em Ningbo, Hangzhou, Xangai – e um em Gotemburgo, na Suécia.

Seu centro global de design também está em Gotemburgo. A sede europeia e o escritório de vendas foram transferidos de Gotemburgo para Amsterdã devido à maior concentração de profissionais de vendas experientes.

Veja também