ÓLEO E GÁS

Exxon Mobil espera que demanda de óleo combustível com alto teor de enxofre caia 25%

A demanda global por óleo combustível com alto teor de enxofre deverá cair em 25% até 2025, devido às regulamentações de emissões mais rigorosas para combustível naval a partir de 2020, disse Bryan Milton, presidente da ExxonMobil Fuels and Lubricants. Conferência Anual de Energia em Nova Orleans na segunda-feira.

Os novos regulamentos sobre o teor de enxofre da Organização Marítima Internacional (OMI), de 1º de janeiro de 2020, limitam o teor de enxofre nos combustíveis para os navios a 0,5%, reduzido do atual limite de 3,5%.

O setor a jusante globalmente está à beira de “uma das maiores mudanças de sempre”, disse a AIE em seu relatório anual do Oil 2019 no início deste mês, referindo-se às regras da OMI a partir do próximo ano.

A IEA estima no relatório anual que a demanda por óleo combustível com alto teor de enxofre (HSFO), o principal combustível desde a década de 1960, cairá de 3,5 milhões de bpd para 1,4 milhão bpd em apenas um ano, e que haverá 4 mil depuradores instalados grandes navios até o final de 2020, consumindo 700.000 bpd de óleo combustível.

Ao mesmo tempo, muitas companhias marítimas preferirão usar o gasóleo marinho (MGO) em vez de um novo óleo combustível com muito baixo teor de enxofre (VLSFO), apesar de seu preço mais alto, observa a AIE, estimando que a demanda por MGO passará de 890.000 bpd 2019 para 1,98 milhões de bpd em 2020.

A queda na demanda de óleo combustível e o aumento de petroquímicos nos próximos anos beneficiarão os produtores de petróleo dos EUA, cujos produtos típicos de petróleo bruto são mais leves, disse a AIE.

Enquanto isso, as refinarias de petróleo de todo o mundo, da Europa aos Estados Unidos e à Ásia, estão se preparando para capturar altas margens de refinaria para destilados como diesel e gasóleo marinho – o mais alto possível.

Para este fim, algumas refinarias alteraram seus cronogramas de manutenção para 2019, com paradas programadas da refinaria fortemente voltadas para a primavera no primeiro semestre do ano, deixando mais capacidade operacional de refino para o outono de 2019, quando a mudança de combustível para o navio em 2020 será iminente.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago