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Exxon Mobil espera que demanda de óleo combustível com alto teor de enxofre caia 25%

by Marcelo Santos
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A demanda global por óleo combustível com alto teor de enxofre deverá cair em 25% até 2025, devido às regulamentações de emissões mais rigorosas para combustível naval a partir de 2020, disse Bryan Milton, presidente da ExxonMobil Fuels and Lubricants. Conferência Anual de Energia em Nova Orleans na segunda-feira.

Os novos regulamentos sobre o teor de enxofre da Organização Marítima Internacional (OMI), de 1º de janeiro de 2020, limitam o teor de enxofre nos combustíveis para os navios a 0,5%, reduzido do atual limite de 3,5%.

O setor a jusante globalmente está à beira de “uma das maiores mudanças de sempre”, disse a AIE em seu relatório anual do Oil 2019 no início deste mês, referindo-se às regras da OMI a partir do próximo ano.

A IEA estima no relatório anual que a demanda por óleo combustível com alto teor de enxofre (HSFO), o principal combustível desde a década de 1960, cairá de 3,5 milhões de bpd para 1,4 milhão bpd em apenas um ano, e que haverá 4 mil depuradores instalados grandes navios até o final de 2020, consumindo 700.000 bpd de óleo combustível.

Ao mesmo tempo, muitas companhias marítimas preferirão usar o gasóleo marinho (MGO) em vez de um novo óleo combustível com muito baixo teor de enxofre (VLSFO), apesar de seu preço mais alto, observa a AIE, estimando que a demanda por MGO passará de 890.000 bpd 2019 para 1,98 milhões de bpd em 2020.

A queda na demanda de óleo combustível e o aumento de petroquímicos nos próximos anos beneficiarão os produtores de petróleo dos EUA, cujos produtos típicos de petróleo bruto são mais leves, disse a AIE.

Enquanto isso, as refinarias de petróleo de todo o mundo, da Europa aos Estados Unidos e à Ásia, estão se preparando para capturar altas margens de refinaria para destilados como diesel e gasóleo marinho – o mais alto possível.

Para este fim, algumas refinarias alteraram seus cronogramas de manutenção para 2019, com paradas programadas da refinaria fortemente voltadas para a primavera no primeiro semestre do ano, deixando mais capacidade operacional de refino para o outono de 2019, quando a mudança de combustível para o navio em 2020 será iminente.

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