Home NOTÍCIAS Exxon concede contrato para o maior projeto de gás natural privado da África

Exxon concede contrato para o maior projeto de gás natural privado da África

by Luis Santana

A Exxon Mobil Corp. concedeu a um grupo liderado pela JGC Corp. um contrato para desenvolver seu projeto de gás natural liquefeito de Moçambique, que deve ser o maior investimento privado de todos os tempos na África.

A empresa japonesa JGC se juntará à Fluor Corp. e à TechnipFMC Plc para desenvolver o projeto Rovuma LNG, disse Peter Clarke, vice-presidente sênior de GNL da Exxon em discurso na terça-feira na capital moçambicana, Maputo. A instalação custará entre US $ 27 bilhões e US $ 33 bilhões, segundo estimativas de março do Standard Bank Group Ltd., de Joanesburgo.

As atividades preliminares, que custam cerca de US $ 500 milhões, começarão em breve, segundo Clarke.

Uma decisão final de investimento está prevista para o próximo ano, e a produção provavelmente começará em 2025, disse Clarke. O governo aprovou contratos de compra e venda para o gás, disse a Exxon, acrescentando que possui compromissos de compra adequados para permitir que o projeto feche o financiamento.

A produção planejada da Rovuma é de 15,2 milhões de toneladas de GNL por ano, superior a um projeto próximo que a Total SA está desenvolvendo com capacidade de 12,9 milhões de toneladas. Moçambique, um dos países mais pobres do mundo, está olhando para os projetos para elevar sua economia de US $ 15 bilhões.

O anúncio da Exxon ocorre antes da nação do sudeste da África realizar uma votação na próxima semana, na qual o presidente Filipe Nyusi está buscando a reeleição. Nyusi, cuja campanha será impulsionada pelo progresso nos investimentos em gás, tem lutado para reprimir uma insurgência que abalou a região rica em gás nos últimos dois anos.

Veja também