DESTAQUE

Eneva avança com projeto de Azulão após audiências públicas bem-sucedidas

A Eneva finalizou recentemente as audiências públicas exigidas para o licenciamento ambiental da expansão do complexo termelétrico de Azulão, nos municípios de Silves e Itapiranga, no estado do Amazonas. As audiências, que aconteceram entre os dias 2 e 3 de setembro, apresentaram à comunidade local o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do projeto. Mais de 700 pessoas estiveram presentes no evento.

MPF pede cancelamento das audiências

Autoridades locais participaram dos encontros, como o prefeito de Silves, Raimundo Paulino de Almeida Grana, O deputado estadual Sinésio da Silva Campos, o presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, e o secretário de Energias Renováveis, Mineração e Gás do Estado de Amazonas, Roney Cesar Peixoto.

Na última semana, o Ministério Público Federal (MPF) chegou a pedir o cancelamento das audiências da Eneva, porque haveria irregularidades e falta de transparência na convocação das reuniões, além de risco de acirramento de conflitos com povos indígenas e tradicionais. 

O MPF entende a demanda do desenvolvimento de um Estudo de Componente Indígena (ECI), procedimento obrigatório para a concessão de licença ambiental, cujo objetivo é garantir o direito dos povos indígenas afetados pelo Projeto Azulão.

Em maio, o órgão conseguiu uma liminar para a licença ambiental ser suspensa e a produção do campo de Azulão fosse paralisada. A liminar foi suspensa no dia seguinte e derrubada pelo TRF-1 uma semana depois. Em junho deste ano, a Eneva já havia realizado audiências nas cidades afetadas pelo empreendimento sobre o licenciamento de dutos e clusters para o projeto, com a participação de 1.100 pessoas.

Conheça o projeto Azulão

No total, o projeto azulão terá capacidade de 1.083 megawatts (MW), com duas usinas térmicas, com início de operação previsto para o fim de 2026. A Eneva planeja investir R$ 5,8 bilhões no interior do Amazonas até que o Projeto Azulão seja concluído.

O complexo conta com um campo de produção de gás, comprado no processo de desinvestimentos da Petrobras em 2017, além de duas térmicas a gás natural e uma unidade de tratamento de gás. O campo está em produção comercial desde 2021 e atende a termelétrica Jaguatirica II, de 117 MW de potência, contratada no primeiro leilão para atendimento aos sistemas isolados, realizado em 2019.

O gás é liquefeito e é transportado por carretas para Boa Vista, capital de Roraima. O gás natural virá de poços de produção do campo de Azulão, localizado na Bacia do Amazonas, e dos blocos AM-T-84 e AM-T-85.

O objetivo do projeto Azulão é garantir suprimento de energia elétrica da região e promover a inserção social no setor elétrico nacional. O gás gerado nos clusters será levado, mediante gasodutos, até a UTG, situada no interior de Azulão III, para tratamento e posterior uso na geração de energia.

Impactos ambientais encontrados pela Eneva

Segundo o relatório referente ao projeto Azulão, a Eneva apontou 16 impactos na fase de implantação do empreendimento e 7 na fase de operação. Entretanto, para garantir a qualidade ambiental, a companhia tem planos de criar 14 programas ambientais.

De acordo com os textos, entre os impactos de moderada significância vistos como adversos, está a alteração das características físicas do solo, a erosão ou transporte de sedimentos, a alteração da qualidade do ar, perda de cobertura vegetal e os impactos relacionados à fauna. A empresa garante que os casos são previstos na fase de implementação e, em sua grande parte, são de duração imediata ou curta.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

2 semanas ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

2 semanas ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

2 semanas ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

2 semanas ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

2 semanas ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

2 semanas ago