ÓLEO E GÁS

Eneva anuncia declaração de comercialidade de novos campos de petróleo nas bacias de Parnaíba e Amazonas

A Eneva anunciou na semana passada, a obtenção da declaração de comercialidade para três novos campos de petróleo, reforçando sua presença nas bacias de Parnaíba e Amazonas. O campo de Gavião Vaqueiro, no Maranhão, e os campos de Tambaqui e Azulão Oeste, no Amazonas, foram oficialmente reconhecidos pela empresa. Com grandes reservas de gás natural nos ativos, a Eneva agora tem 180 dias para apresentar os Planos de Desenvolvimento à ANP. Esses novos passos dados pela companhia energética são apenas o início da campanha de exploração de petróleo e gás natural no Brasil para os próximos anos. 

Três novos campos de petróleo da Eneva ganham declaração de comercialidade

A Eneva comunicou, na última quinta-feira, (15), ao mercado e à Agência Nacional do Petróleo (ANP) a declaração de comercialidade de três novos campos de petróleo, marcando presença nas bacias de Parnaíba e Amazonas. No Maranhão, a Eneva oficializou a comercialidade do campo de Gavião Vaqueiro, situado nos blocos PN-T-66, PN-T-67A e PN-T-48A, na Bacia do Parnaíba.

O campo de Gavião Vaqueiro é o 12º na Bacia do Parnaíba a obter essa declaração. O ativo conta com reservas de gás-in-place que variam de 1,5 bilhão a 3,3 bilhões de metros cúbicos, segundo intervalo probabilístico. Já no Amazonas, a empresa anunciou a declaração de comercialidade dos campos de Tambaqui e Azulão Oeste.

O Campo de Tambaqui, localizado nos Blocos AM-T-84 e AM-T-85, possui reservas estimadas entre 1,6 bilhão e 5,7 bilhões de metros cúbicos de gás natural, além de óleo e condensado. Azulão Oeste, também no Bloco AM-T-85, apresenta estimativa de gas-in-place variando de 1,4 bilhão a 6,1 bilhões de metros cúbicos.

Eneva se prepara para apresentar os Planos de Desenvolvimento dos novos campos à ANP

Após a declaração de comercialidade dos novos campos, a Eneva tem 180 dias para apresentar à ANP os Planos de Desenvolvimento dos ativos, detalhando as atividades para monetizar as descobertas. A empresa reafirma seu compromisso para a rentabilização do gás natural, desde a geração de energia termelétrica até a comercialização de GNL para clientes industriais e logísticos.

“Com os novos volumes provenientes dos novos campos, a Companhia seguirá implementando sua bem-sucedida estratégia e desenvolvendo soluções energéticas para rentabilização do gás natural, que vão desde a geração de energia termelétrica, no modelo reservoir-to-wire (R2W), até a comercialização de GNL para clientes industriais e clientes logísticos”, disse a Eneva.

Além disso, ela também atualizou sua certificação de reservas e recursos, com relatórios da consultoria independente Gaffney, Cline & Associates, Inc. (“GCA”). Em 31 de dezembro de 2023, as reservas totais 2P alcançaram 47,6 bilhões de metros cúbicos de gás natural, distribuídas entre a Bacia do Parnaíba e a Bacia do Amazonas. Com esses novos anúncios ao mercado de petróleo e gás natural, a Eneva reforça sua posição no setor nacional e se prepara para os próximos passos após a declaração de comercialidade dos campos.

Eneva e Virtu GNL investem R$ 5,7 bilhões em transporte sustentável e redução de emissões de CO₂

O projeto do corredor de GNL da Virtu GNL envolve um investimento expressivo de R$ 5,7 bilhões, visando a integração de centrais de descarbonização ao longo de todo o território brasileiro, conectando as regiões Norte ao Sul, com a incorporação de 5.300 cavalos mecânicos até o ano de 2030. Esta iniciativa representa um passo significativo em direção a um transporte mais sustentável, alinhado às crescentes demandas por soluções ecoeficientes e à necessidade urgente de combater as mudanças climáticas.

Este investimento conjunto entre Eneva e Virtu GNL não apenas impulsiona a transição para combustíveis mais limpos, mas também demonstra o compromisso dessas empresas líderes em energia com a inovação e a responsabilidade ambiental, contribuindo para um futuro mais verde e sustentável.

Andriely Medeiros

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o PetroSolGas.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago