Categorias ENERGIA

Energia solar tem grande crescimento no Brasil em 2020 e espera um 2021 ainda melhor

A indústria de energia solar esta crescendo! Em 2020, ele quebrou recordes com sucesso, e partes da economia estão lutando devido à pandemia. No ano passado, a instalação de painéis solares aumentou 70%, gerando 7,5 GW, respondendo por quase metade da hidrelétrica de Itaipu.

Tanto as empresas quanto as residências optam por instalar painéis solares para reduzir as contas de eletricidade. Por exemplo: Cadeg, mercado municipal do Rio de Janeiro, instalou 5 mil painéis fotovoltaicos na cobertura em 2018, economizando R $ 900 mil na conta de luz.

2020 foi um ano excelente para o setor, vale ressaltar que será apenas a cereja do bolo para dez anos. Isso porque o preço dos equipamentos caiu quase 90% devido às facilidades oferecidas pelo governo, o que torna a tecnologia cada vez mais aceitável para o consumidor em geral.

A luz solar em território brasileiro também beneficia a produção. Embora a capacidade na Europa seja limitada a 10% da produção, no Brasil esse número triplicou devido à localização geográfica do país. Isso não inclui conveniência econômica: para quem quiser investir nessa energia, existem 70 linhas de crédito (públicas e privadas).

Em outubro de 2020, a Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou nota afirmando que muitos países pretendem reduzir as emissões de carbono nos próximos dez anos, por se tratar de energia renovável (ou seja, combustível natural), devido à taxa de crescimento anual global de 12% , Espera-se que a energia solar se torne a “Rainha da Eletricidade”. No Brasil, essa tendência é acompanhada por esse crescimento.

O projeto de lei 5829/19 está sendo tramitado com urgência na Câmara dos Deputados e vai beneficiar os consumidores que utilizam principalmente energia renovável (solar, eólica, biomassa) para gerar sua própria eletricidade e injetar o restante na rede de distribuição. Além disso, as casas do programa federal Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida) também devem ter sistema solar.

Luis Santana

Apaixonado pela informação, possui amplo conhecimento do setor offshore. Passou anos embarcado e sabe bem os desafios dessa profissão. Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e em técnico em mecânica pelo SENAI. Contato: luissantana@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Bosch abre vagas de emprego em diversos cargos para profissionais de todo o Brasil

A Bosch, renomada empresa multinacional de engenharia e tecnologia, está com oportunidades de emprego abertas…

13 horas ago

Concurso PM-SP 2024: 2.700 Vagas abertas para Soldado com salário inicial de R$ 4.852,21

Concurseiros em busca de uma carreira na área de segurança têm uma nova oportunidade pela…

14 horas ago

JAC Motors desenvolve novo carro elétrico com bateria semissólida e autonomia recorde

A JAC Motors, renomada fabricante de veículos automotivos, está causando burburinho no mercado com o…

16 horas ago

Vagas de Emprego: Atlas Professionals busca novos talentos no setor de petróleo e gás

Em um mundo onde a indústria offshore é o epicentro das oportunidades de carreira, a…

16 horas ago

BYD Ocean-M: O novo hatch elétrico da gigante chinesa que dominou o setor automotivo mundial

A BYD, uma das principais fabricantes de veículos elétricos do mundo, surpreendeu os entusiastas automotivos…

17 horas ago

Instituto Federal abre vagas para curso de História à distância

Se você é apaixonado por História e busca uma oportunidade para aprofundar seus conhecimentos sem…

19 horas ago