Home ENERGIA Energia solar é o setor da indústria que mais emprega mulheres

Energia solar é o setor da indústria que mais emprega mulheres

Em Porto Rico, cerca de 30% do setor é formado por mulheres.

by Daiane
Energia solar é o setor da indústria que mais emprega mulheres

À medida que a energia solar é cada vez mais adotada em Porto Rico para suprir suas necessidades energéticas, a indústria tem testemunhado um aumento no número de mulheres ocupando cargos de liderança. No início deste mês, durante a celebração do Dia Internacional da Mulher, a Associação de Armazenamento e Energia Solar (SESA) de Porto Rico homenageou cinco mulheres que lideram na indústria de energia solar do país.

Em comemoração à data, a diretora-executiva da associação, Laura Castillo, afirmou: “a SESA reconhece e honra as mulheres que estão liderando o caminho em prol do avanço da energia solar”. Castillo, defensora porto-riquenha da energia renovável e cofundadora da SESA, trabalha incansavelmente desde seus dias na universidade em prol da sustentabilidade. Desde 2018, a associação sem fins lucrativos tem promovido políticas e legislações que visam apoiar o setor de energia solar e armazenamento de energia na ilha.

De acordo com dados divulgados pela Associação de Indústrias de Energia Solar (SEIA), controladora da SESA, as mulheres representam agora 30% da força de trabalho total do setor solar nos EUA, um aumento em relação aos 19% registrados há uma década. Esse número é significativamente mais alto do que a proporção de mulheres empregadas em outros setores de energia e em indústrias importantes, como manufatura e construção.

Karla Zambrana, gerente geral da Sunnova Energy, é uma dessas mulheres. Ela liderou uma equipe que vendeu e instalou mais de 45.000 sistemas de energia solar em Porto Rico. Durante os furacões Maria e Fiona, terremotos e a pandemia de COVID-19, Zambrana trabalhou incansavelmente para aumentar as vendas e instalações mensais, liderando as operações da empresa. Desenvolve, analisa, atualiza e implementa planos estratégicos de negócios para vendas, operações e metas de serviço, além de gerenciar orçamentos, resultados e recursos.

Abrangência em todo o setor de energia solar

Karla Zambrana, gerente geral da Sunnova Energy, tem uma ampla experiência profissional que inclui quase uma década na Cemex Porto Rico e na indústria de construção em geral. Com um forte foco em resultados, é uma líder de equipe com habilidades em planejamento estratégico, gerenciamento de projetos, melhoria de processos e detalhamento de informações do projeto. Zambrana também tem experiência em diferentes áreas, incluindo vendas, operações, marketing e assuntos governamentais. Ela é bacharel em engenharia civil e possui MBA em gestão de engenharia, ambos pela Universidade Politécnica de Porto Rico.

Valerie Aldamuy, gerente geral da Prosolar em Porto Rico, tem mais de 16 anos de experiência na indústria de energia solar e foi fundamental em equipes de gerenciamento e vendas de grandes empresas. Também lançou sua própria empresa de energia solar, adicionando a instalação de equipamentos ao seu conjunto de habilidades.

Aldamuy assumiu o desafio de construir as operações locais da Prosolar do zero e sob sua liderança, a filial da Prosolar em Porto Rico se tornou a maior e de mais rápido crescimento da empresa, gerando mais de 100 empregos em menos de dois anos. Aldamuy é apaixonada pela indústria solar e é uma líder comprometida com o crescimento e as mudanças da indústria, acreditando que a energia solar é a solução para os desafios energéticos da ilha.

Naomi Betancourt, gerente de projetos de desenvolvimento na Infinigen Renewables, é uma profissional experiente que tem desempenhado papéis importantes na empresa ao longo de nove anos. Ela esteve envolvida ou prestou suporte às fases de desenvolvimento, construção e operação de vários projetos da Infinigen.

Com formação em engenharia industrial pela Universidade de Porto Rico em Mayagüez, Betancourt é uma das poucas profissionais da indústria solar em Porto Rico com experiência que abrange todo o ciclo de negócios solares em escala de utilidade, desde a análise de contratos em estudos de pré-desenvolvimento até licenças durante o desenvolvimento e logística durante a construção. É responsável pela implementação e execução das políticas internas e externas de governança social e ambiental (ESG) da Infinigen e frequentemente representa a empresa em reuniões do setor, sendo muito respeitada pelos associados e colegas do setor.

Guia completo

Veja também