NOTÍCIAS

Empresa anuncia construção do primeiro navio totalmente livre de emissões de gases de efeito estufa

A Hurtigruten Norway, empresa marítima que atua na costa da Noruega, após um ano de pesquisas, apresentou na última quarta-feira (7) a primeira versão de seu primeiro navio de cruzeiros com zero emissão de carbono, ainda em conceito. O projeto, que recebeu o nome de Sea Zero, estima que o veículo seja movido a baterias elétricas, entretanto também terá um gerador de energia eólica e solar a bordo.

Navio livre de emissões deve chegar ao mercado em 2030

A estimativa da empresa é possuir o primeiro Sea Zero navegando comercialmente na costa do país já no começo da próxima década. O projeto foi anunciado em 2022 e, de lá para cá, a empresa, ao lado de um consórcio de 12 empresas e também com o instituto de pesquisas independente –  Sintef, um dos maiores da Europa, vem realizando estudos sobre todas as tecnologias necessárias para desenvolver o navio livre de emissões, inclusive nas operações em terra.

Segundo Hedda Felin, CEO da Hurtigruten, quando os estudos começaram, a equipe não sabia quais tecnologias estariam disponíveis para serem utilizadas no projeto em 2030.

A executiva ressalta que, apesar de algumas dessas tecnologias atingirem um estágio relativamente avançado, elas ainda necessitam de pesquisa e desenvolvimento dedicados para garantir uma implementação bem sucedida no contexto marítimo.

Por outro lado, algumas tecnologias continuam em desenvolvimento inicial e demandam pesquisa fundamental e testes completos. Após um rigoroso estudo de viabilidade, a empresa norueguesa identifica as mais promissoras para seus futuros e inovadores navios livres de emissões. 

Navio que não gera poluentes terá capacidade para 500 passageiros

O modelo conceitual do Sea Zero é uma embarcação de 135 metros de comprimento, composto por 270 cabines que terão capacidade para acomodar 500 passageiros e 99 tripulantes, além de contar com um porão de carga.

O futuro navio livre de emissões será elétrico e equipado com baterias que serão carregadas nos portos. Unindo soluções de bateria 60 MWh com tecnologia eólica, a embarcação terá também velas retráteis com painéis solares, manobras feitas por softwares de inteligência artificial, propulsores múltiplos retráteis, hélices contra rotantes (CRP) e lubrificação a ar.

A ponta, onde o capitão e a tripulação controlam o navio, deve ser reduzida significativamente, parecendo-se com a cabine de um avião, devido ao uso de inteligência artificial avançada.

Como a Hurtigruten atua ao longo da costa da Noruega há mais de 130 anos e possui um consolidado conhecimento dos 34 portos que usa diariamente, a inteligência artificial de seus futuros navios será feita com dados para que os sistemas aprendam os métodos de atracação e desatracação mais eficientes de cada porto.

Hurtigruten convidará hóspedes para testes

As três plataformas de asas autônomas retráteis contarão com 1.500 m² de área para painéis solares e uma superfície total de vento de 750 m², alcançando uma altura máxima de 50 metros totalmente estendida. O design está sendo desenvolvido para reduzir a resistência do ar, reduzindo o consumo energético e ampliando o conforto a bordo.

Os hóspedes serão convidados a participar do esforço de zero emissão e terão um aplicativo móvel interativo, onde poderão operar a ventilação ultramoderna da cabine, assim como medir seu próprio consumo de água e eletricidade.

O navio livre de emissões agora entrou em uma fase em que as tecnologias propostas serão experimentadas, desenvolvidas e testadas, com foco na produção de baterias, na tecnologia de propulsão, no design do casco e em práticas sustentáveis que reduzem o uso de energia a um mínimo absoluto. A meta da empresa é possuir toda sua frota com zero emissão, após o desenvolvimento e aprovação do protótipo do Sea Zero.

Marcelo Santos

Conhecido com marujo pelos amigos, Marcelo possui anos de trabalho no setor offshore, atuando sempre em Macaé e Região. Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área. Contato: marcelosantos@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

46 minutos ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

47 minutos ago

Quer trabalhar em casa? Companhias internacionais e nacionais abrem dezenas de vagas para brasileiros em regime de home office!

Com a crescente demanda por trabalho remoto, diversas empresas estão oferecendo oportunidades para brasileiros interessados…

59 minutos ago

Luandre RH está selecionando 5.700 novos colaboradores em seu processo seletivo com vagas de emprego em todo o Brasil

A Luandre RH, uma das principais consultorias do Brasil em soluções de Recursos Humanos, está…

1 hora ago

Oceânica abre vagas de emprego para Contramestre, Técnico, Marinheiro, Engenheiro e mais!

Se você é um profissional qualificado e busca oportunidades na área ambiental e naval, a…

2 horas ago

Peugeot 2008: Saiba tudo sobre o SUV que chega ao Brasil com duas versões exclusivas e tecnologia de ponta

O lançamento do novo Peugeot 2008 é bastante aguardando e pode está cada vez mais…

2 horas ago