NOTÍCIAS

Eletrobras fecha parceria com Shell para projetos de energia eólica offshore

Líderes na transmissão e geração de energia elétrica no Brasil, a Eletrobras fechou uma parceria técnica com a Shell,  uma das principais empresas mundiais do ramo de petróleo e gás, planejando a troca de informações em um possível investimento com base no desenvolvimento e operação de projetos de energia eólica offshore em território brasileiro.

Partindo disso, ambas as empresas irão identificar pontos para a possível parceria. A Eletrobras ressalta que a parceria é uma estratégia para diversificar sua matriz de geração de energia, e focar em fontes de energias renováveis.

Shell e Eletrobras expandem negócios com parceria

A empresa Eletrobras acredita na expansão mundial da energia eólica offshore, que vem se mostrando uma fonte energética apta para a geração de energia renovável, além de ter apoio de políticas energéticas que combatem o cenário poluente mundial com base nos avanços tecnológicos.

Em contrapartida, a empresa Shell vem planejando ações com base na geração de energia eólica offshore na costa brasileira, e iniciou o processo de licença ambiental junto ao Ibama para projetos no setor de energia que somam 17 GW de potência.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, a Shell tem plantas de geração de energia offshore em vários estados do Brasil: Ceará (3 GW), Espírito Santo (2,5 GW), Piauí (2,5 GW), Rio de Janeiro (3 GW), Rio Grande do Norte (3 GW) e Rio Grande do Sul (3 GW).

Avanço brasileiro no mercado de energia eólica offshore

O governo brasileiro publicou no mês de outubro uma regulamentação da geração de energia eólica offshore, dando oportunidade para investidores darem o pontapé inicial em seus primeiros projetos da fonte no país.

Segundo alguns executivos, tanto de petroleiras como de companhias elétricas, as definições são vistas com bons olhos e podem facilitar a realização de um leilão para cessão de uso de áreas para o ativo já para o ano de 2023. É descrito em uma das portarias algumas normas de uso das áreas no mar para a geração de energia, além de outorgar à agência Aneel para fechar contratos de cessão de uso.

A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, ressaltou em estudo, que o Brasil possui forte potencial técnico de geração eólica no mar, capaz de gerar mais de 700 GW, nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste.

Potencial energético do Brasil no setor eólico onshore

Visando evitar crises no setor elétrico e gerar menos impactos no meio ambiente, a energia eólica surgiu para diversificar as fontes energéticas do país. E nesse ano, o governo criou o Programa de Incentivo às fontes Alternativas de Energia Elétrica que deu início a expansão das energias eólica, solar e geotérmica no Brasil.

Nas últimas décadas, o setor onshore de geração de energia eólica teve grande evolução, assim como o setor offshore, permitindo aumentar o seu desempenho, e a principal peça foram os aerogeradores que com diferentes modelos possibilitou a adaptação às condições de cada localização e o melhor proveito dos ventos. A região nordeste é destaque na geração, por conta dos fortes ventos, só a região nordeste conseguiria abastecer o país inteiro.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago