Home ENERGIA EDP Renováveis vende parque eólico na Bahia por R$ 650 milhões de reais

EDP Renováveis vende parque eólico na Bahia por R$ 650 milhões de reais

by Bruna Carla
A EDP Renováveis ​​(EDPR) assinou um acordo com uma subsidiária da empresa de private equity Actis para a venda de toda a sua participação num projeto eólico terrestre no Brasil com uma capacidade instalada de 137 megawatts (MW)

Num montante total de cerca de 650 milhões de reais, em uma operação que faz parte do seu plano de giro de ativos, informou a companhia.

No entanto, a subsidiária “verde” da EDP, empresa portuguesa de energia, indicou que, com base no preço da operação e na amortização da dívida externa pendente, o valor implícito total da empresa de 100% dos ativos é de 1,2 mil milhões de reais (cerca de 286 milhões de euros).

A empresa disse que esses números se traduzem em um múltiplo de valor implícito de cerca de 9,1 milhões de reais (cerca de 2,2 milhões de euros) por MW.

Com capacidade de 137 MW, o parque eólico Babylon está localizado no Estado da Bahia (Brasil) e está em operação desde o quarto trimestre do ano passado. O projeto, que pertencia inteiramente à EDPR, recebeu um contrato de compra e venda de energia de 20 anos em um concurso brasileiro de 2015.

A EDPR afirmou que a operação, sujeita às habituais autorizações regulatórias e outras, está programada para ser concluída no último trimestre deste ano.

Esse contrato faz parte da estratégia de rotação de ativos da empresa, que envolve a venda de participações majoritárias em projetos em operação ou em fase de desenvolvimento para acelerar a geração de valor e reciclar capital para investir em oportunidades com potencial para gerar crescimento adicional.

Com esta operação, a EDPR já atinge cerca de 25% do seu objetivo de rotação de ativos, fixado em 4.000 milhões de euros para o período de 2019-2022, conforme anunciado em março passado na atualização do seu plano estratégico

Veja também