Home INDÚSTRIA Ecovix e Gerdau serão responsáveis pelo desmonte da P-32, criando 250 vagas em Rio Grande

Ecovix e Gerdau serão responsáveis pelo desmonte da P-32, criando 250 vagas em Rio Grande

Parceria entre Ecovix e Gerdau trará 250 vagas de emprego diretas na região e promoverá reciclagem sustentável de embarcações.

by Marcelo Santos
Ecovix e Gerdau serão responsáveis pelo desmonte da P-32, criando 250 vagas em Rio Grande

Uma parceria entre a Ecovix, empresa responsável pelo Estaleiro Rio Grande, e a renomada siderúrgica Gerdau trará novas oportunidades de emprego para a cidade de Rio Grande. As duas empresas venceram o leilão de venda da plataforma de petróleo P-32, pertencente à Petrobras, e serão responsáveis pelo desmonte e reciclagem sustentável da embarcação.

A iniciativa pioneira no Brasil promete abrir caminho para um novo mercado e reforçar o compromisso com a responsabilidade ambiental.

Um marco na indústria brasileira de descomissionamento

A plataforma P-32, que atualmente se encontra na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, será desmontada seguindo um novo modelo de destinação sustentável de embarcações da Petrobras.

Com o valor de R$ 3,2 milhões, a Gerdau adquiriu a plataforma no leilão e, em parceria com a Ecovix, será responsável por todo o processo de desmantelamento “verde” da estrutura.

Reaproveitamento de praticamente 100% da plataforma pela Ecovix e Gerdau

A Ecovix receberá a plataforma no Estaleiro Rio Grande, localizado no Rio Grande do Sul. O estaleiro, que possui o maior dique seco da América Latina, será o palco das atividades de desmonte da P-32. A previsão é de que os trabalhos se estendam por 12 meses, criando cerca de 250 vagas de emprego diretas na região.

Enquanto a Ecovix realizará o desmonte da estrutura, a Gerdau utilizará a sucata metálica gerada como matéria-prima para a produção de aço em suas usinas de Charqueadas e Sapucaia do Sul, também localizadas no Rio Grande do Sul. Com esse processo de reciclagem, praticamente 100% da plataforma será reaproveitada.

Compromisso ambiental e geração de empregos

O diretor-presidente da Ecovix, Robson Passos, ressalta a importância desse desmantelamento pioneiro da Petrobras no país, que inaugura uma etapa na indústria de descomissionamento e abre um novo mercado no setor. Passos também destacou que essa iniciativa representa uma destinação responsável para plataformas desativadas, contribuindo para a reciclagem sustentável de embarcações.

Carlos Vieira, diretor de matéria-prima e florestas da Gerdau, comemora a conquista do novo contrato e destaca a importância desse projeto pioneiro na indústria brasileira do aço. Ele ressalta que a reciclagem de plataformas como a P-32 e de navios contribui para a retirada de materiais dos mares brasileiros, promovendo a produção de aço com baixa pegada de carbono.

Outras 26 unidades serão desmobilizadas pela Petrobras

Além das vagas de emprego diretas que serão geradas durante o processo de desmonte da P-32, a expectativa é que outras 150 a 200 pessoas sejam contratadas para trabalhar nessa nova demanda. Essa parceria entre a Ecovix e a Gerdau é apenas o começo, uma vez que existem outras 26 unidades que serão desmobilizadas pela Petrobras nos próximos anos, abrindo espaço para novas encomendas nessa área e fortalece a atuação da Ecovix nesse mercado.

A Petrobras, por sua vez, destaca que o edital de venda da P-32 seguiu critérios técnicos e requisitos alinhados às melhores práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) da indústria mundial. A empresa acredita que esse modelo de destinação sustentável de embarcações representa uma grande oportunidade para o país se firmar no segmento de reciclagem verde.

Oportunidades em Rio Grande com nova parceria da Gerdau com a Ecovix

Com a realização desses trabalhos de desmonte da P-32 em Rio Grande, a cidade se torna um polo importante nessa indústria. O Estaleiro Rio Grande, com sua estrutura de ponta, é capaz de receber grandes embarcações e desempenhar atividades de desmantelamento com eficiência e responsabilidade ambiental.

Essa parceria entre a Ecovix e a Gerdau coloca Rio Grande no mapa das operações de reciclagem de embarcações e fortalece a economia local, gerando empregos diretos e indiretos. A cidade se consolida como um centro de oportunidades para profissionais da indústria naval e siderúrgica, que encontrarão no Estaleiro Rio Grande uma fonte de trabalho e desenvolvimento profissional.

Veja também