PETRÓLEO

Do petróleo ao óleo vegetal: Conheça o primeiro helicóptero do mundo a voar com combustível renovável

A Bell Textron realizou um feito histórico ao utilizar combustível de aviação sustentável (SAF) pela primeira vez em um helicóptero com uma única turbina, o Bell 505, durante uma decolagem em Fort Worth, no Texas. Antes desse marco, apenas aeronaves multimotores utilizavam o combustível renovável SAF. Os parceiros da Bell Texton no projeto incluem Safran Helicopter Engines (fornecendo o motor Arrius 2R), GKN Aerospace (localizando o componente do sistema de combustível), Neste (fabricando o SAF) e Virent (fabricante de combustível renovável e produtos químicos).

Do petróleo ao combustível renovável

Para o projeto, Neste e Virent colaboraram para desenvolver e fornecer um combustível de aviação sustentável (SAF), feito a partir de matérias-primas de base biológica, como óleo de cozinha usado. Normalmente, esse tipo de combustível renovável requer a mistura com produtos petrolíferos devido à falta de um componente essencial chamado “aromático”, que é necessário para cumprir as especificações atuais de combustíveis de aviação.

No entanto, a Virent produz um componente aromático renovável feito de açúcares vegetais, que foi adicionado ao SAF puro da Neste, isso significa que o SAF fornecido para este voo de teste é um substituto 100% compatível com o combustível de aviação à base de petróleo, não exigindo modificações no motor.

Valentin Safir, o vice-presidente executivo de Programas da Safran Helicopter Engines, destacou a importância do SAF em relação à estratégia da empresa para descarbonizar a indústria de helicópteros. Ele mencionou que os motores da empresa já são certificados para operar com até 50% de SAF, e que seu objetivo é obter a certificação para o uso de 100% do combustível nos próximos anos. Essa mudança pode resultar em uma redução de até 80% das emissões de carbono ao longo do ciclo de vida do helicóptero.

A aeronave Bell 505

O Bell 505 é uma aeronave moderna e sofisticada, projetada para oferecer uma experiência de voo segura e eficiente, com capacidade para acomodar até cinco passageiros, o helicóptero apresenta uma série de recursos tecnológicos avançados para garantir o melhor desempenho e confiabilidade. Uma das principais características da Bell 505 é a sua avançada plataforma de aviônicos Garmin G1000H NXi, que oferece uma interface intuitiva e de fácil utilização para os pilotos.

O sistema é totalmente integrado, proporcionando uma experiência de voo integrada e sem problemas, além de oferecer informações precisas e atualizadas em tempo real. Além disso, a aeronave é equipada com o motor Safran Arrius 2R, um motor confiável e eficiente que apresenta um FADEC de canal duplo. Esse sistema de controle digital do motor fornece um gerenciamento preciso da potência, garantindo um desempenho confiável e eficiente em todas as condições de voo.

Outras características do Bell 505 incluem uma fuselagem leve e aerodinâmica, que oferece uma grande capacidade de manobra e uma experiência de voo suave e estável, a aeronave também apresenta uma série de sistemas de segurança avançados, incluindo um sistema de alerta de proximidade de solo e um sistema de alerta de perda de sustentação, que garantem a segurança em todas as fases do voo.

Conheça o combustível renovável SAF

O combustível de aviação sustentável, também conhecido como SAF (do inglês Sustainable Aviation Fuel), é um tipo de combustível produzido a partir de fontes renováveis e sustentáveis, como biomassa, resíduos agrícolas e florestais, óleos de cozinha usados, entre outros.

Ao contrário dos combustíveis fósseis tradicionais, que são responsáveis por uma grande quantidade de emissões de gases de efeito estufa e contribuem significativamente para a mudança climática, esse combustível renovável pode reduzir as emissões em até 80%, isso se deve ao fato do combustível tem uma pegada de carbono muito menor do que os convencionais.

O uso de SAF na aviação é uma das principais estratégias do setor para reduzir sua pegada de carbono e cumprir as metas de sustentabilidade, muitas companhias aéreas e fabricantes de aviões já estão investindo em tecnologias de produção de SAF e estabelecendo metas ambiciosas de uso desse combustível nos próximos anos.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago