A Bell Textron realizou um feito histórico ao utilizar combustível de aviação sustentável (SAF) pela primeira vez em um helicóptero com uma única turbina, o Bell 505, durante uma decolagem em Fort Worth, no Texas. Antes desse marco, apenas aeronaves multimotores utilizavam o combustível renovável SAF. Os parceiros da Bell Texton no projeto incluem Safran Helicopter Engines (fornecendo o motor Arrius 2R), GKN Aerospace (localizando o componente do sistema de combustível), Neste (fabricando o SAF) e Virent (fabricante de combustível renovável e produtos químicos).
Do petróleo ao combustível renovável
Para o projeto, Neste e Virent colaboraram para desenvolver e fornecer um combustível de aviação sustentável (SAF), feito a partir de matérias-primas de base biológica, como óleo de cozinha usado. Normalmente, esse tipo de combustível renovável requer a mistura com produtos petrolíferos devido à falta de um componente essencial chamado “aromático”, que é necessário para cumprir as especificações atuais de combustíveis de aviação.
No entanto, a Virent produz um componente aromático renovável feito de açúcares vegetais, que foi adicionado ao SAF puro da Neste, isso significa que o SAF fornecido para este voo de teste é um substituto 100% compatível com o combustível de aviação à base de petróleo, não exigindo modificações no motor.
Valentin Safir, o vice-presidente executivo de Programas da Safran Helicopter Engines, destacou a importância do SAF em relação à estratégia da empresa para descarbonizar a indústria de helicópteros. Ele mencionou que os motores da empresa já são certificados para operar com até 50% de SAF, e que seu objetivo é obter a certificação para o uso de 100% do combustível nos próximos anos. Essa mudança pode resultar em uma redução de até 80% das emissões de carbono ao longo do ciclo de vida do helicóptero.
A aeronave Bell 505
O Bell 505 é uma aeronave moderna e sofisticada, projetada para oferecer uma experiência de voo segura e eficiente, com capacidade para acomodar até cinco passageiros, o helicóptero apresenta uma série de recursos tecnológicos avançados para garantir o melhor desempenho e confiabilidade. Uma das principais características da Bell 505 é a sua avançada plataforma de aviônicos Garmin G1000H NXi, que oferece uma interface intuitiva e de fácil utilização para os pilotos.
O sistema é totalmente integrado, proporcionando uma experiência de voo integrada e sem problemas, além de oferecer informações precisas e atualizadas em tempo real. Além disso, a aeronave é equipada com o motor Safran Arrius 2R, um motor confiável e eficiente que apresenta um FADEC de canal duplo. Esse sistema de controle digital do motor fornece um gerenciamento preciso da potência, garantindo um desempenho confiável e eficiente em todas as condições de voo.
Outras características do Bell 505 incluem uma fuselagem leve e aerodinâmica, que oferece uma grande capacidade de manobra e uma experiência de voo suave e estável, a aeronave também apresenta uma série de sistemas de segurança avançados, incluindo um sistema de alerta de proximidade de solo e um sistema de alerta de perda de sustentação, que garantem a segurança em todas as fases do voo.
Conheça o combustível renovável SAF
O combustível de aviação sustentável, também conhecido como SAF (do inglês Sustainable Aviation Fuel), é um tipo de combustível produzido a partir de fontes renováveis e sustentáveis, como biomassa, resíduos agrícolas e florestais, óleos de cozinha usados, entre outros.
Ao contrário dos combustíveis fósseis tradicionais, que são responsáveis por uma grande quantidade de emissões de gases de efeito estufa e contribuem significativamente para a mudança climática, esse combustível renovável pode reduzir as emissões em até 80%, isso se deve ao fato do combustível tem uma pegada de carbono muito menor do que os convencionais.
O uso de SAF na aviação é uma das principais estratégias do setor para reduzir sua pegada de carbono e cumprir as metas de sustentabilidade, muitas companhias aéreas e fabricantes de aviões já estão investindo em tecnologias de produção de SAF e estabelecendo metas ambiciosas de uso desse combustível nos próximos anos.