DESTAQUE

Demanda global por petróleo pode aumentar, indica Opep

A Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) divulgou nesta terça-feira, 12/9, em seu relatório mensal o balanço sobre a demanda de barris a nível global. Segundo o documento, que foi repercutido na imprensa, há atualmente a produção de 2,4 milhões de barris de petróleo/dia – o que, de acordo com a organização, representa um aumento na procura pelo combustível fóssil.

A publicação indica cenário de estabilidade no aumento da demanda mundial por petróleo, projetada em 2,2 milhões de barris diários. Haverá um aumento da procura por países integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 100 mil barris em 2023 e 300 mil em 2024. Nações não-integrantes da Opep também registrarão alta na demanda por petróleo – 2,3 milhões de barris neste ano, e 2 milhões no ano seguinte.

Na visão da Opep, além do Brasil e dos Estados Unidos, Noruega, Guiana, China e Cazaquistão são os países com maiores contribuições no aumento de oferta ainda em 2023.

Essas estatísticas são fundamentais no atual contexto, após o anúncio de Rússia e Arábia Saudita no corte de produção de mais de 1 milhão de barris diários de petróleo até o final de 2023. Com cotação próxima aos US$ 90/barril, observa-se uma preocupação com as consequências da inflação, aumentando ainda mais os preços atuais.

A publicação da Opep relembra que os Estados Unidos enfrentam um período de pressão inflacionária na economia e na moeda norte-americana, o que pode afetar o preço de comércio do barril de petróleo. Em comparativo a outras moedas, o dólar recuou 1,5% em relação ao euro, em agosto, porém, a estatística indica uma recuperação frente ao iene e à libra 2,8% e 1,5%, respectivamente, durante o mesmo período.

Em relação ao ano de 2022, o dólar americano subiu 7,7% e 7,0% em relação ao euro e ao iene, respectivamente. Entretanto, há uma queda de 5,6% em relação à libra durante o mesmo período observado, prossegue o relatório.

Panorama brasileiro

No decorrer da publicação, o relatório da Opep faz ainda uma menção ao atual cenário econômico brasileiro. Conforme a publicação, a economia brasileira segue em um ritmo de expansão forte no 2º trimestre de 2023, em um crescimento de 3,3% ao ano, amparado pela força do setor agrícola, o consumo privado e o acúmulo de inventários.

Conforme o balanço, o trimestre analisado demonstra o avanço do setor de serviços e da produção industrial, acima de 1% na métrica utilizada como base. O documento pontua ainda que a evolução da economia do Brasil permite a queda na taxa de desemprego, que está em três meses seguidos de descenso.

Em uma visão global, a Opep afirma que o crescimento econômico registrado no primeiro semestre demonstra a resiliência do mercado, apesar de fatores socioeconômicos e conflitos geográficos. A tendência, é que, neste terceiro trimestre de 2023, o indicativo de alta prossiga – em especial, pelo aumento dos gastos dos consumidores no setor de serviços.

Tiago Souza

Jornalista nascido, formado e vivenciado na capital da Amazônia, Manaus. É formado desde 2019 em Comunicação Social.

Postagens Recentes

Anatel inicia análise profunda da expansão da Starlink, de Elon Musk, no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está em processo de análise da expansão da Starlink,…

9 horas ago

Copa Energia possui vagas de emprego abertas para Ajudantes, Operadores e mais!

A Copa Energia, renomada no mercado de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), está oferecendo diversas…

10 horas ago

General Motors anuncia abertura de novas vagas de emprego nesta semana, confira!

Com mais de décadas no mercado, a General Motors (GM) é uma das principais empresas…

10 horas ago

Oportunidade de emprego para impulsionar sua carreira! A Caterpillar está com vagas abertas no Brasil

A Caterpillar Inc., fabricante mundial de equipamentos de construção e mineração, está oferecendo oportunidades em…

10 horas ago

CNH Industrial oferece oportunidades de emprego no Brasil: Confira as vagas abertas e se inscreva!

A CNH Industrial atua na fabricação de equipamentos de construção, agrícolas e veículos comerciais, equipamentos…

11 horas ago

Ipiranga e Chevron trazem novamente a marca Texaco ao Brasil com anúncio de novo acordo

A Ipiranga e a Chevron Brands International anunciaram um acordo que marca o retorno da…

11 horas ago