Home ENERGIA Demanda global por painéis solares atingirá 125,5 GW em 2019

Demanda global por painéis solares atingirá 125,5 GW em 2019

by Julio Cesar
De acordo com a empresa de pesquisa de mercado de Taiwan, a demanda por painéis fotovoltaicos aumentará em 16% em relação a 2018. A TrendForce também espera que esta tendência de crescimento continue em 2020.

A EnergyTrend, uma divisão da TrendForce, empresa de pesquisa de mercado sediada em Taiwan, espera que a demanda por módulos solares atinja aproximadamente 125,5 GW este ano. Se esse número fosse confirmado, esse desenvolvimento representaria um crescimento de 16% em relação à demanda de 2018.

A TrendForce também disse que esse tipo de crescimento também deve continuar em 2020. Especialistas taiuaneses também acreditam que os mercados solares da GW crescerão ano após ano, de 16 em 2018 para 21 este ano, e que a demanda por painéis será geograficamente diversificada. , destacando, ainda, que essa dispersão é uma das principais razões para o crescimento esperado para este ano.

“Os mercados emergentes estão surgindo em todo o mundo”, disse a EnergyTrend. “Os clientes reduzirão um pouco os pedidos durante o terceiro trimestre, mas isso deve ser uma pausa temporária para o mercado”, acrescentaram os analistas.

De acordo com dados preliminares, os fabricantes chineses enviaram cerca de 28,5 GW de painéis para mercados estrangeiros de janeiro a maio de 2019, quase dobrando os resultados para o mesmo período de 2018, durante os quais 14,6 GW foram enviados para mercados estrangeiros.

Mais crescimento na Europa

A demanda por painéis fotovoltaicos deverá quase dobrar na Europa em comparação com 11,9 GW no ano passado, para 21,8 GW em 2019. “A remoção de barreiras ao preço mínimo europeu de importação (PMI) abriu um novo canal de Exportação para fornecedores chineses afetados pela nova política de energia solar da China “, escreveram especialistas da TrendForce, que também atribuem a crescente demanda européia neste ano ao Acordo de Paris. Combinando esses dois fatores, os analistas esperam que a demanda cresça em 10%, chegando a 24 GW até 2020.

A América do Sul, o Oriente Médio e a África, assim como outras regiões emergentes não especificadas, terão pelo menos dois ou três países com mercados no nível GW este ano.

Em outro relatório publicado em janeiro, a Trendforce afirmou que a mudança na política da China foi menos severa do que o esperado e que a energia fotovoltaica instalada em todo o mundo até 2019 atingiria cerca de 111 GW. Nestes números, a UE também foi indicada como um dos mercados de crescimento mais rápido para 2019, prevendo uma taxa de crescimento anual de mais de 50%.

A China e os Estados Unidos continuarão sendo o primeiro e o segundo maiores mercados este ano, seguidos pela Índia e pelo Japão.

Veja também