Home NOTÍCIAS Crescimento da demanda por gás na China desacelera significativamente

Crescimento da demanda por gás na China desacelera significativamente

by Petrosolgas

O consumo de gás natural na China aumentou 4% em relação ao ano anterior em novembro de 2019 – um ritmo de crescimento muito mais lento que o aumento de 20% em novembro de 2018, um sinal de que o crescimento da demanda chinesa de gás diminuiu significativamente no ano passado.

De acordo com os dados mais recentes da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China citados pela S&P Global Platts, o crescimento no consumo de gás natural chinês entre janeiro e novembro de 2019 foi de 9% no ano, comparado a um crescimento de 18,2% no período de janeiro até novembro de 2018.

O consumo de gás natural em novembro de 2019 aumentou 14,5% em relação a outubro devido à demanda sazonal de inverno, segundo estimativas da Platts.

Ainda assim, o crescimento mais lento do consumo de gás natural foi evidente no ano passado, devido ao crescimento econômico geral mais lento na China e à política menos agressiva de mudar milhões de usuários de aquecimento e fornecimento de energia a carvão natural.

Graças à troca de carvão para gás, a China se tornou o segundo maior importador de GNL do mundo em 2017, ultrapassando a Coréia do Sul e atualmente é apenas o segundo no Japão.

Em 2019, as importações chinesas de gás natural, incluindo gás natural liquefeito (GNL) e suprimentos de dutos, continuaram a crescer, mas em um ritmo mais lento.

Em novembro de 2019, as importações aumentaram 3,3% ano a ano, enquanto as importações entre janeiro e novembro aumentaram 7,4% em relação a janeiro-novembro de 2018, segundo dados da Administração Geral das Alfândegas da China.

A demanda por gás natural na China continuará a crescer nos próximos anos, já que Pequim favorece o aumento do uso de gás natural de queima mais limpa para conter os níveis de poluição sufocantes.

No entanto, o ritmo de crescimento diminuiu no ano passado. As estimativas do governo mostraram em setembro que o consumo chinês de gás natural aumentaria 10% em 2019, menor em comparação com o aumento de 17,5% em 2018, mas a demanda chinesa deverá continuar crescendo até 2050.

Veja também