DESTAQUE

Cresce o número de profissionais atuantes em locais com CNPJ ativo, conclui IBGE

10,3 milhões dos 30,2 milhões de empregadores e trabalhadores que atuam por conta própria estão em empreendimentos que possuem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo. O índice representa 34% do total e aponta uma alta de 29% em relação a 2019. Os números integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2022 e foram divulgados nesta sexta-feira, 15/9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento, a maioria do grupo de profissionais por conta própria é composta por homens, em um número próximo aos 63%. Ainda no comparativo sobre os registros de CNPJs, subiu de 20% a 26% o número de trabalhadores com o Cadastro, permanecendo um estágio de estabilidade para a classe de empregadores.

Conforme a PNAD Contínua, apenas 5% dos optantes pelo trabalho por conta própria atuam em modelos de cooperativa ou produção. De acordo com o IBGE, o resultado é um movimento constante que ocorre desde 2015. Por outro lado, a indústria geral registra a terceira maior taxa de cobertura no CNPJ, com 32%. Destacam-se também a construção, 19%, e os ramos da agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, com 10%.

“Os empregadores e os trabalhadores por conta própria estavam principalmente concentrados nas atividades do comércio e serviços, com estimativas de 22,4% e 41,3%, respectivamente. Essas duas atividades também apresentavam as maiores taxas de coberturas no CNPJ, de 49% e 39,6%, respectivamente.”, informa o documento do IBGE.

Sindicalização

Em outro estudo integrante da PNAD Contínua observou-se o número de trabalhadores filiados a sindicatos. De acordo com a pesquisa, das 100 milhões de pessoas ocupadas, somente 9 milhões integravam sindicatos.

Esse índice aferido representa o menor desde 2012, onde 14 milhões de trabalhadores eram associados. Em percentuais, a redução passou de 16% para 9%, nos últimos onze anos.

Os principais recuos identificados nos grupos analisam aconteceram nos setores de transporte, armazenagem e correios: reduzindo de 20% em 2012 para 8% em 2022.

A região Sul concentra o maior contingente de sindicalizados e o Centro-Oeste o menor. A pesquisa destaca ainda que o número de mulheres sindicalizadas ultrapassou, em 2022, o de homens.

A pesquisa completa pode ser acessada nesse link.

Tiago Souza

Jornalista nascido, formado e vivenciado na capital da Amazônia, Manaus. É formado desde 2019 em Comunicação Social.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago