Foto: Shutterstock
A companhia brasileira Noxis Energy continua a expandir seus negócios no ramo de combustíveis nacional nesta quinta-feira, (22/12). Após firmar um acordo com o Governo do Ceará no início deste ano para o desenvolvimento de um projeto de refinaria no Porto do Pecém, a empresa avançou no empreendimento. Isso, pois o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), a ZPE Ceará, aprovou a instalação da planta no estado nordestino.
O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) anunciou a aprovação da instalação de uma nova refinaria de combustíveis no Porto do Pecém, um importante projeto da Noxis Energy para o mercado energético do estado.
O empreendimento é idealizado pela companhia energética brasileira e contará com investimento israelense do grupo Eitan ao longo dos próximos anos.
As principais atividades de refino no empreendimento da ZPE Ceará serão voltadas para os combustíveis como GLP, gasolina A, diesel automotivo, diesel marítimo (MGO) e óleo combustível marítimo (bunker), consumido por navio, além da exportação de alguns produtos.
Durante o mês de fevereiro deste ano, a Noxis Energy já havia firmado um acordo com o Governo do Ceará, para investir US$ 400 milhões na construção da nova refinaria na área da ZPE Ceará.
Após a aprovação do conselho para a instalação da refinaria, a empresa estuda a viabilidade do empreendimento e assina o pré-contrato com a Companhia do Complexo do Pecém (Cipp), já que terá que pagar pela área que será utilizada.
A companhia Noxis Energy é um importante player do mercado nacional, com foco na gestão de refinarias, trading, logística e engenharia e principalmente no refino de petróleo utilizando as mais recentes tecnologias, em plantas instaladas em locais estratégicos ao longo da costa brasileira.
Com no novo projeto da refinaria do Porto do Pecém, ela deverá se tornar uma das primeiras a se instalar no Setor 2 da ZPE Ceará, com 1.911 hectares a serem ocupados, ao longo dos próximos anos.
Falando sobre o aval do projeto da Noxis Energy para a refinaria no Porto do Pecém, a secretária executiva da Indústria, do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet) do Ceará, Roseane Medeiros, destacou que o próximo passo para o empreendimento é conseguir a licença ambiental.
Já Eduardo Neves, presidente da ZPE Ceará, destacou a importância de investimentos e incentivos na região cearense para expandir a ZPE.
“Já contamos com a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e, agora, teremos também a instalação da refinaria de petróleo da Noxis Energy, que ficará localizada no nosso Setor 2. Trata-se de mais investimento, emprego e renda para todo o Estado, que vai gerar 150 empregos diretos e cerca de 3 mil indiretos. O principal produto será o óleo combustível marítimo (bunker), com a capacidade de refino de 50 mil barris por dia”, afirmou.
A ZPE Ceará iniciou as operações em 2016 e chegou à marca de 50 milhões de toneladas de cargas movimentadas em menos de cinco anos, sendo uma importante área para o desenvolvimento industrial no estado.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…