Home INDÚSTRIA Conheça a rua que carrega carros elétricos em movimento que é o novo pesadelo do setor de petróleo

Conheça a rua que carrega carros elétricos em movimento que é o novo pesadelo do setor de petróleo

Os carros elétricos têm emergido como uma revolução na indústria automobilística, e sua ascensão tem implicações para o setor de petróleo.

by Andriely Medeiros
Os carros elétricos têm emergido como uma revolução na indústria automobilística, e sua ascensão tem implicações para o setor de petróleo.

A mobilidade elétrica ganhou um novo impulso com a inauguração da primeira rua do mundo com um sistema de carregamento por indução para carros elétricos. A iniciativa é da cidade de Detroit, nos Estados Unidos, que busca se consolidar como um polo de inovação na indústria automotiva. A rua 14 em Detroit foi a escolhida para receber essa tecnologia pioneira, que permite que os carros elétricos sejam abastecidos sem a necessidade de parar em postos de recarga.

Carregamento sem fio: como funciona a primeira rua do mundo equipada com sistema de indução para carros elétricos

O sistema funciona por meio de placas metálicas instaladas sob o asfalto, que geram um campo magnético capaz de transferir energia para as baterias dos veículos que passam pela via. O processo é similar ao carregamento de celulares sem fio, que dispensa o uso de cabos ou conectores. A tecnologia oferece mais praticidade e conveniência para os motoristas de carros elétricos, além de reduzir as emissões de gases poluentes.

No entanto, o sistema ainda enfrenta alguns obstáculos, como o tempo de carregamento, que é mais lento do que o método convencional, e a autonomia dos veículos, que ainda é limitada pela distância da rua equipada. Além disso, o custo da instalação é elevado, mesmo com o apoio financeiro de US$ 1,9 milhão (cerca de R$ 9,3 milhões) do Departamento de Trânsito do Estado de Michigan. A empresa responsável pelo projeto estima que cada quilômetro da rua custe cerca de US$ 1,25 milhões (R$ 6,1 milhões).

Detroit lança projeto-piloto de rua com carregamento por indução

O projeto-piloto, que começou em novembro, abrange um trecho de 400 metros da rua 14, mas a previsão é que ele seja ampliado para 1,6 km nos próximos anos. Segundo dados do site Petróleo e Energia, os Estados Unidos contam atualmente com 2.800 pontos de recarga por indução, mas a expectativa é que esse número salte para 80 mil até 2030, mostrando uma mudança significativa na infraestrutura de suporte aos carros elétricos.

Por que os carros elétricos podem acabar com a indústria de petróleo e gás?

Os carros elétricos têm emergido como uma revolução na indústria automobilística, e sua ascensão tem implicações significativas para a indústria de petróleo e gás. Existem várias razões pelas quais os carros elétricos podem ameaçar a supremacia desses combustíveis fósseis.

Em primeiro lugar, os carros elétricos oferecem uma alternativa mais limpa e sustentável ao tradicional motor de combustão interna. Ao utilizar energia elétrica armazenada em baterias, eles eliminam completamente a necessidade de gasolina ou diesel. Isso significa que os proprietários de carros elétricos não precisam mais depender do petróleo como fonte de energia para seus veículos, reduzindo assim a demanda por produtos petrolíferos.

Além disso, os veículos elétricos são mais eficientes em termos de energia do que os veículos a combustão. Eles convertem uma porcentagem muito maior da energia armazenada nas baterias em movimento, em comparação com os motores a combustão, que dissipam uma quantidade significativa de energia na forma de calor. Como resultado, os carros elétricos podem percorrer distâncias mais longas com a mesma quantidade de energia, tornando-os uma opção mais econômica e atraente para os consumidores.

Outro fator importante é a crescente preocupação com as mudanças climáticas e a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Os carros elétricos são considerados uma solução mais verde, pois não emitem poluentes diretamente na atmosfera durante a operação. Mesmo levando em conta a pegada de carbono associada à produção de eletricidade e baterias, os carros elétricos ainda são geralmente mais limpos do que seus equivalentes a gasolina ou diesel, especialmente quando a eletricidade é gerada a partir de fontes renováveis.

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