ENERGIA

Conheça a inovadora turbina de energia eólica sem hélice criado por startup visionária

A Vortex Bladeless, uma grande empresa espanhola, fabricou um gerador de energia eólica sem hélices, deixando de lado a ideia que as pessoas costumam ter quando se fala em turbina de energia eólica: um grande e alto “ventilador” branco. Ao longo deste artigo, vamos conhecer mais sobre a turbina eólica sem hélices e entender mais sobre o que é a energia eólica e suas vantagens.

Turbina eólica sem hélices é a nova criação de startup espanhola

Esse novo gerador de energia eólica bastante inusitado se trata de um cilindro similar a turbina eólica convencional, porém, sem nenhuma hélice acoplada nele. Nomeado como Vórtez, a nova turbina eólica sem hélices funciona de forma vertical, que balança conforme o vento vai passando por ela. Através das vibrações geradas pelo movimento, a produção de energia limpa é garantida!

De acordo com a Vortex Bladeless, os primeiros testes da turbina eólica mostraram que foi gerado em torno de 30% de energia mais barata, se comparado às turbinas eólicas com hélice, em razão do baixo custo de instalação e de manutenção do aerogerador.

A startup ressaltou ainda que essa tecnologia é perfeitamente capaz de aproveitar as áreas em que a geração de vento é menor, já que a maioria dos geradores eólicos necessitam de uma velocidade mínima para gerar energia.

Entenda como ocorre a produção de energia eólica

O Brasil ocupa o terceiro lugar na geração de energia eólica, mas com vocação para se desenvolver cada vez mais no ramo. Optar pela energia eólica ou outras fontes de energia limpa pode ser crucial para que as pessoas se livrem cada dia mais da dependência de combustíveis fósseis. A energia eólica funciona por meio da conversão da energia cinética da movimentação do ar na atmosfera, e por isso é considerada uma fonte de energia limpa e renovável.

Para a produção de energia eólica é feita a captação da energia dos ventos por meio de turbinas, juntamente com seus geradores. Cada turbina eólica possui hélices, responsáveis por essa captação dos ventos. Quando as hélices se movimentam em determinada velocidade, a captação se inicia e tudo vai do eixo das hélices para o gerador, que fica responsável por transformar a energia cinética captada em energia eólica.

Essas turbinas são instaladas em parques ou em usinas eólicas e toda a energia produzida é enviada para a subestação coletora mais próxima que, por sua vez, fica responsável por elevar a tensão da energia e, então, a despacha na rede elétrica das cidades que utilizam dessa fonte limpa de energia.

Se tratando das hélices, também chamadas pás das turbinas, têm sua rotação controlada, com variação entre 10 e 25 rotações por minuto. Geralmente as hélices das turbinas eólicas são fabricadas de materiais como resina epóxi, com reforço de fibra de vidro ou fibra de carbono.

Vantagens de aderir à energia eólica

Existem diversas vantagens em se optar pelo uso de energia eólica, confira:

  • A ausência de emissão de poluentes atmosféricos, como no caso das fontes fósseis de energia, sendo assim uma fonte de energia não poluente.
  • A contribuição para a diversificação da matriz energética mundial por meio da diminuição da dependência de combustíveis fósseis para a geração de energia.
  • A presença de um elevado custo-benefício, quando comparado às demais fontes de energia, como a hidráulica.
  • A geração de emprego e renda nas localidades onde são instalados os aerogeradores das usinas eólicas.
  • A possibilidade de mesclagem de fontes de energia em uma mesma usina, como a instalação de aerogeradores e painéis solares em um mesmo espaço.

Desvantagens de aderir à energia eólica

  • A elevada dependência da constância de ventos, fundamentais para o funcionamento e a eficiência dos aerogeradores.
  • A produção de poluição sonora em razão do elevado ruído produzido pela movimentação das turbinas eólicas.
  • A alteração da paisagem, principalmente por meio da instalação dos aerogeradores, que geram poluição visual.
  • O elevado impacto no habitat de aves diversas, resultando na alteração dos movimentos migratórios e provoca a mortandade dessas espécies.
  • A subordinação da instalação dos aerogeradores às características naturais do meio, como o clima, o relevo e a vegetação.
Marcelo Santos

Conhecido com marujo pelos amigos, Marcelo possui anos de trabalho no setor offshore, atuando sempre em Macaé e Região. Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área. Contato: marcelosantos@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Preço do diesel atinge novos patamares em maio, aponta análise da Edenred Ticket Log

A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida…

13 horas ago

Consórcio Magalu muda política de comissão para parceiros de vendas e abre 300 vagas

Consórcio Magalu, empresa de consórcios do Magazine Luiza, está com oportunidades de parcerias comerciais exclusivas…

13 horas ago

Brasil domina comércio com China na América Latina ultrapassando US$ 480 bilhões

O intercâmbio comercial entre a China e os países latino-americanos atingiu um marco histórico em…

13 horas ago

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

1 dia ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

1 dia ago