Home NOTÍCIAS Combustíveis fósseis vão contribuir com 85% da oferta de energia primária até 2040

Combustíveis fósseis vão contribuir com 85% da oferta de energia primária até 2040

by Julio Cesar
O relatório acrescentou que a demanda global de energia aumentaria de 13 bilhões de toneladas de óleo equivalente (tep) em 2018 para 16 bilhões de tep em 2040.

A empresa de consultoria britânica Wood Mackenzie, em seu recente relatório, disse que carvão, gás e petróleo contribuirão com cerca de 85% do fornecimento de energia primária até 2040.

O relatório intitulado “Energy Transition Outlook”, acrescentou que a demanda global de energia aumentaria de 13 bilhões de toneladas de óleo equivalente (tep) em 2018 para 16 bilhões de tep em 2040.

A empresa sediada no Reino Unido previu desafios à frente para a comunidade mundial, alegando que o mundo não conseguirá alcançar as metas de sustentabilidade, sem ações mais fortes e eficazes. “O mundo está atualmente em uma trajetória de aquecimento de 3 graus Celsius – não 2 graus Celsius”, acrescentou.

Prakash Sharma, head-markets e transições, Ásia-Pacífico, a WoodMac explicou que a análise é baseada na premissa de escalabilidade e é um grande desafio para os países atenderem à demanda crescente de energia.

David Brown, responsável pelos mercados e transições, EUA, WoodMac, disse: “Para atingir a meta de 2 graus Celsius, a energia zero-carbono precisa responder por 40% do mix energético total até 2040, ao contrário dos 15% estimados em o relatório.”

Brown acrescentou que em alguns mercados a política estava se tornando mais favorável, mas em geral, os mercados densos em energia fizeram pouco progresso e cada setor da economia global tem seu próprio conjunto de desafios de descarbonização a serem enfrentados.

O relatório sugeriu que a precificação do carbono, investimentos em captura e armazenamento de carbono e tecnologias de hidrogênio baseadas em fontes renováveis ​​poderiam ser etapas cruciais para um caminho de “2 graus Celsius”.

Veja também