Foto: Divulgação
O primeiro protocolo de intenção voltado à instalação de uma companhia na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberada, localizada no Triângulo Mineiro, foi assinado na última quarta-feira, (18/01). A FertMinas, empresa especializada em aditivos para aumento da performance de fertilizantes, noticiou um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, gerando cerca de, aproximadamente, 100 novas vagas de emprego na região.
A divulgação foi feita na quarta-feira, dia 18, durante a apresentação do andamento do projeto para representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Receita Federal do Brasil (RFB) e da Secretaria do estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). Foi assinado o documento entre a Prefeitura de Uberaba, a Companhia Administrativa da Zona de Processamento de Uberaba (CAZPE) e a empresa.
Segundo Kathleen Garcia, secretária-adjunta da Sede, a implementação do projeto é mais um indício de como o Governo de Minas vem trabalhando para transformar o estado mais atrativo para novas empresas, como também para a expansão das empresas já existentes. “Por meio da desburocratização, incentivos fiscais e diversas outras iniciativas, pretendemos fazer de Minas o melhor lugar para se investir e gerar negócios”, pontuou.
Para Elisa Araújo, prefeita de Uberaba, a informação da assinatura do protocolo e a presença dos governos federal e estadual no projeto, nesta fase da etapa da obra da ZPE, apenas assegura a segurança do trabalho realizado no programa. “Parabéns, FertMinas, e esperamos que novos investimentos venham para a ZPE de Uberaba. Esse é um sonho que está se tornando realidade, mas com responsabilidade e dedicação do nosso governo”, declarou.
Segundo a secretária executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Ana Carolina Neneghetti Peres, a visita dos representantes do MDCI e RFB para verificar o andamento das obras da ZPE é uma fase exigida de fiscalização e monitoramento.
“Essa foi a primeira visita de análise da documentação, inclusive contábil, e vir no local para atestar o levantamento da infraestrutura. A execução da obra está em mais de 10% e a previsão de conclusão é até a metade do ano”, expôs Ana Carolina. Rui Ramos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), também estava presente na reunião.
De acordo com o Ministério da Economia, ZPE é uma área de livre comércio destinada à instalação de empresas focadas na produção de bens de consumo com objetivo de serem comercializadas no exterior. São consideradas zonas primarias para efeito de controle alfandegário.
As empresas instaladas nessas zonas industriais se beneficiam de incentivos fiscais, por exemplo, a isenção de tributos federais em matérias-primas nacionais ou importadas.
Atualmente o Brasil tem 14 ZPEs autorizadas e em fase de implantação.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…