PETRÓLEO

China quer lançar contrato futuro de petróleo com baixo teor de enxofre

Um limite de 0,5% de teor de enxofre no combustível de embarque definido pela Organização Marítima Internacional (OMI) entra em vigor em 2020.

A China planeja lançar um contrato de combustível de baixo custo e baixo teor de enxofre que permitirá que os investidores estrangeiros participem das negociações até o final de 2019, informou nesta quinta-feira o relatório da Bolsa de Futuros de Xangai (SHFE).

O limite de 0,5% de teor de enxofre no fornecimento de combustível, conforme definido pela Organização Marítima Internacional (OMI), entra em vigor em 2020.

“O acordo ajudará a China a expandir sua influência no mercado global de óleo combustível e a ajudar a China a melhorar sua capacidade de entrega”, disse Jiang Yan, presidente da SHFE, em comunicado.

“Os mercados de combustível da Bunker vêem grandes oportunidades e desafios; em 2020, a China pode mudar a situação atual para confiar totalmente nas importações de combustível de barracas com alto teor de enxofre e se tornar o maior centro de fornecimento de óleo combustível com baixo teor de enxofre”, disse Jiang.

A Corporação Nacional do Petróleo da China (CNPC) planeja fornecer óleo combustível com baixo teor de enxofre em 4 milhões de toneladas por ano, disse o diretor executivo sênior da empresa. O primeiro lote de combustível foi enviado para sua planta petroquímica na cidade de Dalian no início de junho.

Sinopec Group, outra gigante petrolífera chinesa, anunciou no ano passado que começará a fornecer combustível para a Bunker padrão 2020 da IMO em 2019, e todas as suas entregas não atingirão a norma IMO 2020 até 1º de janeiro.

O contrato de óleo combustível com baixo teor de enxofre será o segundo futuro do petróleo alfandegado para a China, seguido pelos futuros do petróleo bruto no Shanghai International Energy Exchange (INE), uma subsidiária da SHFE.

O INE divulgou 103 milhões de contratos para a compra de petróleo desde o seu lançamento em março de 2018 até o final de junho deste ano.

Julio Cesar

Nascido e criado em Macaé, sempre estive em contato com o setor marítimo, filho de mergulhador, praticamente criado no mar. Com vasto conhecimento em óleo e gás me formei em Engenharia de Petróleo pela UFF, e atualmente sou redator do Petrosolgas. Contato: juliocesar@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

2 semanas ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

2 semanas ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

2 semanas ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

2 semanas ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

2 semanas ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

2 semanas ago