A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no segmento de energia solar. A companhia anunciou seu mais novo investimento no Complexo Fotovoltaico Pecém, localizado em Pentecoste, a cerca de 100 quilômetros de Fortaleza. Com uma capacidade instalada de 600 megawatts (MW) distribuídos em 12 parques, o empreendimento deve gerar milhares de vagas de emprego diretas e indiretas.
Ficará responsável pela operação do complexo a empresa Fótons de São Policarpo Energias Renováveis, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) que representa a identidade jurídica do Complexo Fotovoltaico Pecém. No último dia 2 de maio, o projeto recebeu a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), órgão subordinado à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
Segundo informações do Coema, o Complexo Fotovoltaico Pecém ocupará uma área de 1.268 hectares. A potência total instalada será de 600 MW, com uma potência de pico de 792 MW. A Casa dos Ventos confirmou que o projeto está em fase de desenvolvimento e estudos de viabilidade, e que os detalhes sobre o cronograma das obras e a operação dos parques serão divulgados em breve.
A empresa do setor de energias renováveis estima que o novo empreendimento gerará cerca de 700 vagas de emprego diretas e 1.200 indiretas. Isso representa uma oportunidade significativa e um aumento nas vagas de emprego da região, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
Bernardo Santana, diretor de Regulação do Sindienergia-CE e sócio da BVS Energias, considera a entrada da Casa dos Ventos no setor de energia solar um movimento oportuno.
“A tecnologia solar já atingiu um momento de maturidade, com preços mais acessíveis. A Casa dos Ventos está entrando em um momento extremamente propício, com várias terras arrendadas e estudos de mapeamento das melhores irradiações solares”, afirmou.
Fundada em 2006, a Casa dos Ventos se consolidou no mercado de energia eólica, com 3,1 gigawatts (GW) de projetos em operação e construção. Nos últimos meses, a empresa anunciou sua entrada no segmento fotovoltaico, com planos de investir cerca de R$ 4 bilhões em energia solar até 2026. Os investimentos incluem projetos em Mato Grosso do Sul, Goiás, e o Complexo Solar Getulina, na divisa entre Ubajara (CE) e Dom Inocêncio (PI), com capacidade instalada de 400 MW.
Além dos projetos fotovoltaicos, a Casa dos Ventos está desenvolvendo equipamentos híbridos que combinam energia solar e eólica em estados como Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Bernardo Santana destaca que a sinergia entre as duas tecnologias permite aproveitar as 24 horas do dia para gerar eletricidade ininterruptamente. “A tecnologia eólica no Ceará tem um potencial muito bom no período da noite, criando uma combinação perfeita entre as duas fontes de energia”, explicou.
Durante a entrega da Medalha do Mérito Industrial, Mário Araripe, sócio-fundador da Casa dos Ventos, revelou planos de investir R$ 55 bilhões na construção de um data center na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). O objetivo é atrair grandes empresas de tecnologia, como Microsoft, Google, Amazon, Facebook e Apple, que utilizariam a infraestrutura fornecida pela Casa dos Ventos.
A empresa também está de olho na produção de hidrogênio verde (H₂V), uma fonte de energia limpa que utiliza eletricidade de fontes renováveis. Embora a produção comercial de H₂V ainda dependa de regulamentações em processo no Congresso Nacional, Mário Araripe acredita que o Nordeste do Brasil, com seus ventos favoráveis, tem o potencial de se tornar um hub mundial para essa tecnologia.
Bernardo Santana vê o Complexo Fotovoltaico Pecém como uma peça chave para a futura produção de H₂V. “Pelo tamanho da potência instalada, o complexo pode fornecer energia para a geração de hidrogênio verde, embora ainda existam incertezas no projeto. A Casa dos Ventos está fazendo estudos e formando parcerias estratégicas para viabilizar essa iniciativa”, comentou.
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…