Home NOTÍCIAS Casa Branca fala sobre renovação da licença da Chevron para atuar na Venezuela

Casa Branca fala sobre renovação da licença da Chevron para atuar na Venezuela

by Roberto Vieira
A Casa Branca está discutindo a extensão da licença da Chevron Corp para operar na Venezuela, apesar das sanções impostas ao país, disse Donald Trump, chefe do Assessor Econômico Larry Cudlow.

“Isso está sendo discutido”, disse Cudlow a repórteres na Casa Branca na terça-feira. “A Chevron fez um excelente trabalho. Eles têm uma tradição longa e distinta, como você provavelmente sabe na Venezuela. ”

A Chevron é a única companhia de petróleo dos EUA na Venezuela que quer estender a isenção, que expira em 27 de julho, para continuar a joint venture com a estatal petrolífera Petroleos de Venezuela SA.

Os Estados Unidos se recusaram a reconhecer Nicolas Maduro como presidente depois das eleições do ano passado. Sanções financeiras tornaram-se sua principal ferramenta para privar o líder venezuelano de dinheiro e forçar os militares a se voltar contra ele. As compras de petróleo na Venezuela tornaram-se mais complicadas depois que os EUA expandiram seu regime de sanções para incluir qualquer acordo feito com a PDVSA, como é do conhecimento da companhia petrolífera nacional. Outras empresas, incluindo a espanhola Repsol SA e a italiana Eni SpA, continuam a fazer negócios com a Venezuela.

A Chevron recebeu apenas cerca de 42 mil barris de petróleo por dia de sua filial venezuelana em 2018, que representa cerca de 1% da produção global da empresa, mas o país tem as maiores reservas de petróleo do mundo e é uma recompensa potencial para as empresas petrolíferas se Maduro deixar o cargo. .

Veja também