Home ENERGIA Capacidade global de energia eólica pode crescer em 60% nos próximos 5 anos

Capacidade global de energia eólica pode crescer em 60% nos próximos 5 anos

by Bruna Carla
A Wood Mackenzie oferece uma visão região por região sobre o futuro do mercado eólico global.

As perspectivas para o mercado global de energia eólica estão em ascensão. De acordo com a última atualização do mercado global de energia eólica Wood Mackenzie, espera-se que nos próximos cinco anos, a capacidade global de energia eólica cresça em 60%.

Nossa última previsão mostra um aumento na potência de 5 gigawatts no setor offshore global, a geração de 129 gigawatts de nova capacidade e uma taxa de crescimento anual agregada de 26% para o segmento em crescimento.

No relatório, apresentamos uma análise abrangente do mercado global de energia eólica e examinamos em detalhes as principais melhorias e reduções por região para os segmentos offshore e ground. Abaixo estão alguns destaques deste trimestre.

Vida fora do PTC dos EUA

Os compradores qualificados juntam-se para capitalizar um crédito fiscal de energia eólica antes que o custo total expire em 2020 e, em seguida, encolha. Até 2017, os desenvolvedores que atenderem aos requisitos das usinas eólicas terão direito a 80% do custo total do empréstimo, o que contribui para o crescimento do mercado de energia dos EUA.

Os novos objetivos estaduais nos Estados Unidos e o fortalecimento de mecanismos padrão de portfólio renovável em todo o país devem apoiar a demanda após o CPC.

Como resultado, a Wood Mackenzie melhorou suas previsões para o mercado dos EUA em 16% em comparação com o trimestre anterior, com um aumento de 3,8 gigawatts apenas em 2021.

O modesto aumento de 1% no último trimestre na América Latina deve-se a atualizações de curto prazo no Brasil e no México. A demanda por um mercado livre no Brasil deverá ter um impacto positivo nas expectativas de 2020 a 2022, enquanto o crescimento da demanda comercial e industrial no México apoiará um ano recorde em 2019.

Visão europeia triste como sub-regiões abatidas

Perspectivas no norte da Europa foram aumentadas na previsão de 6%. Isso deve compensar as já sombrias perspectivas na Europa, já que outras sub-regiões estão se unindo para reduzir os 2,2 GW.

A possibilidade de estimular e subscrever ofertas de terras na Alemanha e na França impediu o crescimento. No entanto, o apetite crescente por projetos não subsidiados e a crescente demanda do segmento de C & I no norte da Europa suportam uma melhora moderada de 0,6% para a Europa no último trimestre.

A crescente competição pela energia solar é um desafio para o mercado eólico africano.

O lento desenvolvimento do projeto devido à instabilidade política, mecanismos de apoio imaturo e aumento da concorrência da energia solar levou a uma ligeira diminuição em nossas previsões de energia eólica na África.

No entanto, o desejo de energia limpa na África prevalece mais do que nunca. A energia renovável é atraente na região porque os projetos eólicos e solares podem ser construídos muito mais rapidamente do que outras fontes de energia. Mas à medida que a energia solar se torna mais e mais econômica, o mercado eólico africano enfrenta forte concorrência.

Datas das Políticas Melhoram a Perspectiva de Curto Prazo da China

Os prazos das políticas onshore e offshore da China suportam um aumento de 2,9 gigawatts no país em comparação com as previsões para o trimestre anterior.

Desenvolvedores baseados em terra estão com pressa para cumprir a nova política, que exige que os projetos sejam encomendados até o final de 2020, a fim de se beneficiar de tarifas preferenciais (FIT) antes da era dos subsídios. Desenvolvedores offshore devem comissionar projetos até o final de 2021 se quiserem usar o nível atual de FIT offshore.

No entanto, na região da Ásia-Pacífico, esta história não é totalmente positiva. As atuais condições de mercado na Índia impedem as projeções de curto prazo da região, resultando em uma redução de 4% em relação ao relatório do último trimestre. Os preços máximos de leilão definidos pelo governo e os atrasos no lançamento de projetos premiados diminuíram significativamente as expectativas de crescimento de curto prazo na Índia – um declínio de 24% de 2019 a 2022.

Além disso, as preocupações com a confiabilidade na Tailândia levaram a uma queda de 37% em uma perspectiva de 10 anos, quando o governo voltou sua atenção para outras tecnologias.

Veja também