O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta (21), sem restrições, a compra de 51% de participação da Petrobras na Gaspetro pela Compass, da Cosan. No julgamento três conselheiros votaram por impor condições e quatro pelo aval sem restrições.
Grande parte do conselho demonstrou preocupações de que a transação da Gaspetro desenvolva uma nova gigante do gás, com a Compass passando a ter uma grande participação de mercado, principalmente nos estados de São Paulo e Santa Catarina. A principal divergência durante o julgamento foi sobre a necessidade de tornar obrigatória a venda de 12 distribuidoras pela Compass.
Durante o processo, a empresa apresentou um plano de negócio que previa o desinvestimento de uma dúzia de empresas, de um total de 18 adquiridas no negócio.
O relator do processo, Luiz Hoffman, votou pela aprovação da compra da Gaspetro sem restrição por entender que a intenção apresentada pela Compass de se desfazer de distribuidoras é suficiente. Já o conselheiro Luiz Braido apresentou voto divergente em que tornava obrigatória a venda, em até três anos, das 12 empresas. O voto também determinava que a Compass e outras empresas não poderiam celebrar novos contratos de venda de gás no mercado livre.
Em julho do último ano, a Compass anunciou a compra da participação da Petrobras da Gaspetro por R$ 2,03 bilhões. A venda é uma das medidas tomadas pela estatal para cumprir o Termo de Compromisso de Cessação (TCC), assinado em 2019 com o Cade, com o objetivo de fomentar a concorrência no mercado de gás natural.
No mês de março, a Superintendência-Geral do Órgão antitruste chegou a dar aval, sem restrições, à operação na Compass, entretanto houve recurso, o que levou o negócio à avaliação do tribunal.
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…
O Uniflex Group, empresa de destaque no setor de serviços offshore, está conduzindo um processo…
A Braskem, líder no setor petroquímico brasileiro e referência global em sustentabilidade e inovação, anunciou…
O Hospital Albert Einstein, referência no setor de saúde, está com vagas de emprego abertas…
A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…