NOTÍCIAS

Cactus Energia anuncia investimento em usina de hidrogênio verde no Ceará com expectativa de gerar mais de 5 mil novos empregos

Na última quarta-feira, o Complexo do Pecém e a Cactus Energia Verde, uma renomada empresa brasileira do setor de energias renováveis, celebraram um pré-contrato, marcando um avanço para o desenvolvimento da indústria de hidrogênio verde no Ceará. Essa colaboração, que é a quarta do tipo no âmbito do Hub de Hidrogênio Verde (H2V) do estado, promete não apenas impulsionar a produção de energia limpa, mas também criar milhares de novos empregos.

Capacidade de produção e impacto econômico

O projeto em questão contempla a construção de uma unidade fabril que abrigará 1,12 GW de eletrólise de H2V após sua conclusão, com capacidade para produzir 190 quilotons de hidrogênio renovável e mais de um milhão de toneladas de amônia renovável por ano.

Localizada no Setor 2 da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, essa iniciativa faz parte da Fase I da Cactus e está programada para iniciar suas operações em 2027. Estima-se que durante a fase de construção, o projeto deva criar cerca de 5 mil empregos altamente qualificados, com mais de 600 empregos mantidos após a conclusão.

Investimento no setor de energias renováveis

O investimento necessário para tornar esse empreendimento uma realidade é da ordem de US$ 2 bilhões. “Estamos muito satisfeitos em firmar mais um pré-contrato para consolidar o Hub de Hidrogênio Verde no Ceará. Assinamos anteriormente com a Fortescue, com a AES Brasil, com a Casa dos Ventos e, agora, com a Cactus Energia Verde, quatro grandes empresas que trarão investimentos importantes para toda a região.

É muito gratificante dar mais esse passo no âmbito das energias renováveis e da transição energética, pois sabemos que o hidrogênio verde pode mudar a realidade social e econômica do nosso estado”, enfatiza Eduardo Neves, presidente da ZPE Ceará.

Luís Eugênio Pontes, CEO da Cactus Energia Verde, compartilhou o objetivo da empresa de fornecer hidrogênio e amônia mais limpos e econômicos para atender às demandas nacionais e internacionais. “Estamos orgulhosos em poder participar do Hub de Hidrogênio Verde no Pecém, através da planta eletroquímica Cactus H2/NH3, que reforçará significativamente a produção de energia limpa, impulsionando a transição energética”, afirma o investidor.

O hub de hidrogênio verde do Ceará

Idealizado em fevereiro de 2021 pelo Governo do Ceará, em parceria com o Complexo do Pecém, Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e Universidade Federal do Ceará (UFC), o Hub de Hidrogênio Verde tem atraído diversas empresas interessadas em instalar no Complexo do Pecém, mais especificamente na área da ZPE Ceará, plantas para a produção e distribuição deste que é considerado o combustível do futuro. Até o momento, 33 Memorandos de Entendimento (MoU) já foram assinados, todos para produzir e também exportar hidrogênio verde.

Entendendo o hidrogênio verde

O hidrogênio verde, mencionado neste projeto visionário, é uma forma de hidrogênio produzida através da eletrólise da água utilizando energia elétrica de fontes renováveis, como a solar ou eólica. Esse processo de produção é altamente sustentável, uma vez que não gera emissões de carbono, tornando-o uma peça importante na redução das pegadas de carbono em várias indústrias.

Aplicações do hidrogênio verde

O hidrogênio verde possui uma gama diversificada de aplicações, desde a alimentação de veículos elétricos a células de combustível até o abastecimento de indústrias pesadas, como a produção de amônia, fundamental na fabricação de fertilizantes.

O H2V é uma solução promissora para o armazenamento de energia, permitindo que a energia gerada a partir de fontes intermitentes, como a solar e eólica, seja armazenada e utilizada quando necessário. Portanto, sua produção em larga escala não apenas contribui para a descarbonização de diversos setores, mas também para a construção de um futuro energético mais resiliente e sustentável.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago