Home ENERGIA Braskem mira setor de energético e cria Voqen, empresa com foco em energia e gás natural

Braskem mira setor de energético e cria Voqen, empresa com foco em energia e gás natural

A petroquímica Braskem está entrando no mercado de gás natural e no setor de energia por meio de sua mais nova subsidiária Voqen

by Valdemar Medeiros
Braskem mira setor de energético e cria Voqen, empresa com foco em energia e gás natural

O setor de energia e gás natural é sempre visto pelos especialistas como uns dos que possuem um melhor engajamento para os próximos anos. Com foco nesta oportunidade de expansão, de acordo com as crescentes necessidades por fontes de energia limpa, a Braskem acaba de lançar a Voqen, sua subsidiária destinada para esta parcela do mercado.

Braskem busca reduzir emissões com foco no gás natural e energia renovável 

De acordo com a Braskem, a nova subsidiária venderá energia elétrica e gás natural e, além disso, compõe um projeto de redução de emissões de CO2. A empresa pensa, agora, em novos modelos de venda e também na criação de soluções que possam impulsionar a transição energética. O intuito da Braskem é reduzir essas emissões de carbono em 15% até o próximo ano, com a meta de atingir a neutralidade de CO₂ até 2050. 

A princípio, a subsidiária do setor de energia e gás natural atenderá a Braskem, futuramente outros clientes, principalmente outras empresas do setor petroquímico e químico. Vale ressaltar que este mercado possui bastante concorrentes atualmente, principalmente por ser visto como uma grande fonte de receita para empresas nos próximos anos.

Agora, a Braskem está disputando com grandes empresas do setor de energia e também companhias independentes, como a Delta Energia e a Comerc, que foi comprada pela Vibra no último ano e hoje já atua principalmente em São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais.

Braskem também foca no mercado de reciclagem no Brasil

A Braskem, além do setor de energia e gás natural, investe em diversas iniciativas que incentivam a reutilização do material plástico na cadeia de produção, e todas estão ligadas aos compromissos afirmados na Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da ONU.

No começo deste ano, a Braskem fechou uma parceria com a Valoren, empresa responsável pelo desenvolvimento de tecnologia, e juntas inauguraram uma fábrica de reciclagem mecânica no município de Indaiatuba, no interior de SP.

A unidade de reciclagem da Braskem recebeu um investimento de aproximadamente R$ 67 milhões, e transformará cerca de 250 milhões de embalagens anuais compostas por polietileno e polipropileno, em 14 mil toneladas de resina reciclada com alta qualidade.

Além disso, a Braskem visa continuar com seu plano de sustentabilidade, sendo assim, desenvolverá outra unidade que deve ser inaugurada no primeiro semestre do próximo ano, também ao lado da Valoren. A fábrica terá capacidade para produzir até 6 mil toneladas de produtos circulares por ano.

Conheça a Braskem

A Braskem, empresa criada em 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrecht e Grupo Mariani, é atualmente a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e a maior produtora de polipropileno nos EUA. A empresa conta com um dos portfólios mais completos do setor, ao incluir também o polietileno verde, que é fabricado a partir da cana-de-açúcar, de origem totalmente renovável.

A Braskem está inserida no setor químico e petroquímico e mais recentemente no mercado de gás natural e setor de energia, além de possuir participação relevante em diversas cadeias de produção e é essencial para o desenvolvimento econômico.

Nesse contexto, o plástico e a química contribuem no desenvolvimento de soluções sustentáveis para melhoria da vida das pessoas em áreas como moradia, mobilidade e alimentação. A empresa conta com 40 unidades industriais, onde 29 destas estão instaladas no Brasil em vários estados.

Veja também