DESTAQUE

Brasil voltará a cobrar Imposto de Importação a carros elétricos

Em uma medida que pretende estimular a produção brasileira de carros com tecnologia sustentável, o governo brasileiro deixará de isentar o Imposto de Importação para veículos elétricos. A afirmação foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Uallace Moreira, em uma entrevista à agência de notícias internacional Reuters.

De acordo com o representante do MDIC haverá um retorno progressivo da taxa em até três anos. Ao término do triênio, a alíquota de importação chegará a 35%. Segundo Moreira, a medida é uma tendência global e visa proteger a indústria brasileira.

“O que a gente pode fazer para estimular a produção local? É dificultar um pouco ou encarecer a importação. Todas as montadoras já estão fazendo investimento, então temos que defender a produção local, estamos fazendo o que o mundo está fazendo”, disse.

O martelo será batido pelo vice-presidente e ministro da pasta, Geraldo Alckmin, disse o secretário. Caso aprovada, veículos híbridos vindos do exterior também serão taxados com o imposto.

A política de isenção

Segundo o secretário, a decisão em adotar o retorno do imposto de forma gradual está de acordo com o plano do governo atual em ampliar os investimentos de caráter privado no País, em especial na tecnologia verde.

Tal redução no imposto sobre importações aconteceu durante o período dos mandatos da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Atualmente, as alíquotas são 0% para veículos importados elétricos e de até 4% para híbridos. Carros com motor movido a combustão possuem 35% de imposto. O retorno ou não do imposto é um entrave entre fabricantes chineses – líderes no setor – e as montadoras brasileiras.

Com uma política estatal de subsídios aos carros elétricos, a China superou o Japão em número de veículos exportados nos últimos meses, em razão, principalmente, do comércio de carros com tecnologia sustentável.

O avanço econômico chinês será alvo de uma investigação da Comissão Europeia nos próximos meses, segundo anúncio da presidente do bloco Ursula Von der Leyen, por supostas práticas protecionistas e desiguais.

Tiago Souza

Jornalista nascido, formado e vivenciado na capital da Amazônia, Manaus. É formado desde 2019 em Comunicação Social.

Postagens Recentes

Avantia abre vagas em diversos estados para profissionais das áreas de tecnologia, operação, administração e gestão

A Avantia, empresa que atua no desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas avançadas para o setor de…

26 minutos ago

Nova moto de R$ 6 mil chega ao mercado para desbancar Honda pop 110 e ser líder de vendas

A chegada de uma nova moto barata no mercado brasileiro tem gerado bastante expectativa. Com…

1 hora ago

Goiás ganha destaque e quer se tornar o principal produtor de terras raras do mercado brasileiro

Goiás destaca-se na produção de minerais magnéticos, especialmente terras raras, componentes cruciais para tecnologias sustentáveis…

2 horas ago

Novo concurso público possui 594 vagas abertas em hospitais, com salários de até R$ 8.013,60

A Fundação Estadual de Inovação em Saúde (INOVA Capixaba-ES) anunciou a abertura de um novo…

20 horas ago

Como a transição para Carros Elétricos impacta o emprego na Indústria Automotiva: Especialistas preveem mudanças graduais e desafios estruturais

Nos últimos anos, as notícias sobre demissões em massa na indústria automotiva têm se tornado…

21 horas ago

Petrobras adota tecnologia de ponta para monitorar emissões de metano

Um marco revolucionário na indústria petrolífera brasileira está prestes a mudar completamente a forma como…

21 horas ago