Com mais de 1 milhão de vagas no setor, o Brasil é um dos maiores geradores de empregos em energia renovável e as oportunidades no segmento são crescentes. De acordo com Irena, a Agência Internacional de Energia Renovável, o país está atrás apenas da China em número de empregos adicionados. Isso inclui empregos relacionados a biocombustíveis, energia hidrelétrica, eólica e energia solar fotovoltaica, além de biomassa e biogás. Mas não é uma surpresa total. Desde 2018, o país tem o maior número de empregos em energia renovável da América Latina.
2021 foi um ano de crescimento para a energia solar, pois um número recorde de novos projetos foi registrado na ANEEL, o regulador do setor elétrico do Brasil. Agora, uma nova legislação de geração distribuída está em elaboração e, quando ratificada, introduzirá cobranças graduais de uso das redes de transmissão por meio de tarifas de uso do sistema de distribuição (TUSD).
A legislação propõe uma transição de 10 anos do modelo atual, com projetos que já estão conectados à rede autorizados a operar sob as regras existentes até 2045. Esse marco legal revisado continuará a impulsionar uma “corrida do ouro” de novos projetos como desenvolvedores esforçam-se para superar as tarifas mais altas para que possam oferecer contratos de compra de energia (PPAs) mais baratos para os compradores pelo maior tempo possível.
A Enel planeja aumentar seus investimentos em energia solar fotovoltaica, eólica e de biomassa no Brasil nos próximos anos com novos projetos de usinas de geração solar e eólica onshore.
O Brasil já responde por 40% do crescimento da Enel no mercado de energias renováveis da América Latina, um número que deve aumentar à medida que o grupo começa a deixar a geração térmica poluente e adiciona mais capacidade de energia renovável ao seu portfólio.
Com uma abundância de energia renovável, o Brasil está bem posicionado para lucrar com a economia do hidrogênio. Durante 2021, o estado do Ceará anunciou planos para construir uma usina de hidrogênio verde de 600.000 toneladas por ano, o que a tornaria a maior do mundo. Além de ajudar a descarbonizar a economia industrial brasileira, o Ceará pretende exportar o hidrogênio que produz.
O hidrogênio verde também pode desempenhar seu papel na transição energética, fornecendo armazenamento de energia para microrredes, como sistemas de energia híbrida compostos por geração e armazenamento renováveis, que fornecem acesso à eletricidade 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Microgrids são redes de energia locais autossuficientes que podem servir a uma comunidade, campus ou empresa do bairro. Eles podem operar ao lado da rede de energia existente, ou de forma totalmente independente dela.
Hoje, as baterias fornecem a maneira mais simples de armazenar energia, mas o hidrogênio também está se tornando mais viável para armazenamento de energia à medida que o preço do equipamento especializado cai. Esperamos ver projetos brasileiros de infraestrutura de hidrogênio mais significativos anunciados em 2022 atendendo a uma ampla variedade de aplicações.
A geração de energia elétrica no Brasil é feita por meio de diversos combustíveis, sendo as energias renováveis uma das principais fontes de geração.
Com as crescentes preocupações com as mudanças climáticas na atmosfera devido ao aumento das emissões de CO2, o Brasil e outros países estão se concentrando mais na geração de eletricidade a partir de fontes renováveis. Em 2021, o Brasil gerou quase 45% da eletricidade a partir de fontes renováveis.
A demanda por eletricidade no Brasil é mitigada principalmente pelas usinas hidrelétricas disponíveis. A energia hidrelétrica dominou o país, respondendo por quase 26% da geração de eletricidade do país em 2020. As usinas hidrelétricas estão localizadas na bacia do rio Amazonas, no norte.
No entanto, a demanda de eletricidade do Brasil é principalmente da costa leste, que depende principalmente de energia hidrelétrica, que pode ser insuficiente para atender a demanda de eletricidade do anel durante os próximos anos.Segundo o Operador do Sistema Elétrico Nacional (ONS), existem 3.893 usinas solares no Brasil, com outras 13 em fase de construção.
Em 2020, a energia solar instalada no Brasil foi de 7,8 GW, e o país espera ter 1,2 milhão de sistemas de geração de energia solar até 2024. Com sua política de medidores líquidos e custo de energia solar decrescente, a energia solar do Brasil deverá aumentar durante o período de previsão.
O Hospital Albert Einstein, referência no setor de saúde, está com vagas de emprego abertas…
A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…
A Amaggi possui novas vagas de emprego disponíveis para profissionais de vários perfis e estados.…
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu as inscrições para o Processo Seletivo 2025, oferecendo…
A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) abriu o concurso público para preenchimento…
O SUV Citroën C3 Aircross, modelo de sete lugares fabricado no Brasil, foi recentemente avaliado…