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Brasil terá cinco novas ferrovias privadas com investimentos de R$ 16,7 bilhões que prometem gerar milhares de novos empregos

Novas ferrovias e mais empregos: Rumo Logística, VLI e Petrocity anunciam mais de 15 bilhões em investimentos para construção de ferrovias privadas

by Valdemar Medeiros
Brasil terá cinco novas ferrovias privadas com investimentos de R$ 16,7 bilhões com promessa de gerar milhares de novos empregos

O Brasil ganhará mais cinco novas ferrovias privadas. Os investimentos nessas ferrovias totalizam em um valor de mais de R$ 16 bilhões, com a chegada delas a ideia é que a infraestrutura logística do país neste transporte seja aprimorada e com isso gere mais de mil oportunidades de emprego. Duas das ferrovias serão construídas pela empresa de logística Rumo, que anunciou um investimento de mais de R$ 11 bilhões. Duas outras serão entregues pela VLI, que investirá R$ 4,71 bilhões nos projetos. E a quinta e última ferrovia será entregue pela Petrocity, que investiu cerca de R$ 739 milhões.

Novas ferrovias e mais empregos

As novas ferrovias a serem construídas irão percorrer mais de mil quilômetros e prometem gerar milhares de novos empregos. Desde que o governo decretou a Medida Provisória, no mês de agosto do ano passado, o Ministério da Infraestrutura e o órgão regulador, já receberam mais de 90 requerimentos de autorização de novas ferrovias. Para Luciano Lourenço, diretor da ANTT, as empresas com interesse consideram um investimento total de mais de R$ 290 bilhões nos projetos das novas ferrovias.

Dos mais de 90 requerimentos recebidos pelo Ministério, 27 deles até agora se tornaram contratos de autorização ferroviária. Marcelo Sampaio, ministro da Infraestrutura, avaliou que dos investimentos, o que está em processo mais avançado é o da Eldorado Celulose, que conseguiu autorização para construir um trecho entre sua fábrica, em Três Lagoas em MS, e a cidade de Aparecida do Taboado, localizado também no Mato Grosso do Sul.

As autorizações analisadas pela ANTT foram aprovadas sob as regras do novo marco legal das ferrovias, sancionado com vetos, e que está em vigor desde o mês de janeiro.

Rumo Logística e o projeto das ferrovias

A empresa de logística Rumo apresentou projetos para construir duas das ferrovias: uma delas é entre Santa Rita do Trivelato (MT) e Sinop (MT), com cerca de 250 km e os investimentos previstos desse trecho estão na faixa dos R$ 3,8 bilhões.

]Outro trecho da ferrovia serpa entre Primavera do Leste (MT) e Ribeirão Cascalheira (MT), com 500 km de extensão e investimentos de mais de 7,5 bilhões. O primeiro trecho da ferrovia deve entrar em operação em 2041, e o segundo em 2039 e com isso, a geração de empregos na região irá despontar.

Construção das ferrovias pela VLI e Petrocity

A VLI, promete construir suas ferrovias entre o município de São Desidério (BA) e Riachão das Neves (BA), o trecho de ferrovia irá percorrer cerca de 140 km e o investimento acerca dele é de R$ 2,96 bilhões e entrará em operação no início de 2030.

O outro trecho de ferrovia será construído entre Correntina (BA) e Arrojolândia (BA), com cerca de 83 km de extensão, e com investimentos de mais de R$ 1,75 bilhões é previsto que entre em operação já em 2030.

E a Petrocity Ferrovias construirá a estrada de ligação Corumbá de Goiás a Anápolis no estado de Goiás, com cerca de 68 km de extensão e um investimento de mais de R$ 739 milhões, o início de operação da ferrovia é para julho de 2028.

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