Home DESTAQUE Brasil tem grande potencial para ser um dos países com a maior produção de petróleo mundial em 2023

Brasil tem grande potencial para ser um dos países com a maior produção de petróleo mundial em 2023

O Brasil poderá se tornar um dos grandes nomes na produção de petróleo em 2022 e 2023, podendo chegar a 4,1 milhões de barris de petróleo por dia

by Valdemar Medeiros
Brasil tem grande potencial para ser um dos países com a maior produção de petróleo mundial em 2023

Enquanto o aumento de preços dos combustíveis continua sendo o centro das atenções no Brasil e no mundo, a agência US Energy Information Administration (EIA) estima que a produção de combustíveis no Brasil, China e Canadá se amplie em 2022 e 2023, contribuindo para a expansão da produção de petróleo da OPEP e gerando milhares de novas oportunidades nos próximos anos.

Produção de petróleo do Brasil aumentará em 400 mil barris por dia

A EIA destaca que uma expansão na produção de combustíveis líquidos em países como Brasil e Canadá está por vir. No final do próximo ano, a produção do Brasil será ampliada em 400 mil bpd e a do Canadá em quase 400 mil bpd para 5,9 milhões de barris de petróleo, de acordo com as estimativas da agência.

Para se ter uma noção desse crescimento na produção de petróleo no Brasil, o aumento na produção de petróleo esperado para a China é de 170 mil bpd adicionais neste ano e apenas 80 mil no próximo ano.

Produção de petróleo do país pode chegar em 4,1 milhões de bpd no próximo ano

Ainda se tratando do cenário Brasil, a estimativa da agência detalha que essa expansão será impulsionada em 2023 por seis novas unidades flutuantes de armazenamento e descarga de produção (FPSO), com destaque para os campos de Sépia, Búzios e Mero. A entidade prevê que a produção do mercado offshore no país se expanda em até 4,1 milhões de barris em 2023. 

Brasil na dependência global do mercado de petróleo

Por fim, o estudo da agência traz previsões macroeconômicas globais realizadas pela Oxford Economics que incluem uma expansão global do PIB de 3,1% neste ano e 3,4% em 2023.

Enquanto o Brasil passa por um momento bastante turbulento, com a Petrobras no centro devido à política de preços, mais uma vez a questão da dependência global do petróleo se coloca diante de todos.

Veja também