Home ENERGIA Brasil pode ser um dos países pioneiros no mercado de armazenamento de energia

Brasil pode ser um dos países pioneiros no mercado de armazenamento de energia

A Unicoba está investindo fortemente em armazenamento de energia, podendo elevar o ranking do Brasil no setor. A empresa conta com uma fábrica que pode produzir até 10 milhões de unidades por ano

by Valdemar Medeiros
Brasil pode ser um dos países pioneiros no mercado de armazenamento de energia

A Unicoba apresentou na Intersolar South America, novas soluções de armazenamento de energias com foco no mercado nacional. Entre as novidades, estão soluções que unem a energia solar com baterias, equipamentos de atendimento a unidades consumidoras desconectadas da rede elétrica e plataformas de monitoração remota.

Armazenamento de energia pode potencializar a distribuição de eletricidade

Marcelo Rodrigues, vice-presidente de negócios e inovação da empresa, deu destaque à importância de demonstrar como a cadeia de armazenamento pode impulsionar a distribuição de eletricidade e a integração de fontes de energia limpa e intermitentes na matriz elétrica.

Segundo o executivo, aqueles que forem ao estande da Unicoba terão a chance de conhecer o trabalho que a empresa está realizando em armazenamento de energia para garantir a transição de energia renovável e limpa de uma forma sustentável. 

Além das soluções para a distribuição e armazenamento de energia, a empresa também exibe a evolução de sua linha de baterias, com foco na expansão de sua oferta em soluções de lítio ferro fosfato (LFP).

A Unicoba inaugurou recentemente três novas linhas de produção de baterias de lítio em sua unidade em Manaus (AM) com foco em suprir as demandas de armazenamento de energia ao mercado nacional e internacional de smartphones e notebooks.

Unicoba investe R$ 30 milhões em armazenamento de energia 

Com investimento maior que R$ 30 milhões, o projeto da Unicoba levou cerca de 6 meses para começar suas operações. A empresa estima fabricar, dos meses de maio a dezembro deste ano, cerca de 6 milhões de baterias de Lítio Ferro Fosfato. A capacidade produtiva total da unidade em Manaus será de 10 milhões de unidades anuais. 

Segundo Marco Américo D. Antonio, CEO da empresa, os investimentos da companhia somados aos processos de produção semelhantes ao do maior fabricante global de baterias de lítio, consolida o poder da indústria do Brasil em relação à qualidade e segurança dos produtos, além de gerar um ganho de eficiência na produção, abordado na indústria 4.0.

De acordo com a Unicoba, as novas linhas de produção de baterias para armazenamento de energia solar, ocuparão mais de 800 m². A empresa estima que sejam contratados mais de 100 colaboradores para atuação no local, dentre eles, uma equipe exclusiva para o processo de automação e controle de qualidade.

Conheça a Unicoba

A Unicoba, uma das maiores empresas em soluções de energia do país, foi fundada em 1973 e atualmente desenvolve soluções de eficiência energética e armazenamento de energia. A empresa conta com uma extensa experiência em manufatura de eletrônicos com agilidade operacional para liderar os mercados clientes.

A Unicoba está presente em mais de 85% das maiores empresas nacionais, contando com mais de 1 mil colaboradores diretos. A empresa é reconhecida por sua abordagem consultiva, de inovação e empreendedora nestes 40 anos de operação. 

O compromisso da empresa com a qualidade e meio ambiente em seu escopo de atuação tem como base no atendimento às expectativas e requisitos dos clientes, uso sustentável dos recursos naturais utilizados em suas atividades, serviços e produtos, controlando respectivos aspectos e impactos ambientais, aperfeiçoamento de processos e pessoas, atuando de acordo com a legislação aplicável e outros requisitos pertinentes, gerenciamento dos objetivos estratégicos e indicadores primordiais para o desenvolvimento sustentável. A empresa conta com mais de 50 mil clientes atendidos e mais de 75 milhões de baterias produzidas desde sua fundação.

Veja também