Home ENERGIA Banco do Brasil lança duas licitações para adquirir 10 GWh por ano de energia solar

Banco do Brasil lança duas licitações para adquirir 10 GWh por ano de energia solar

by Roberto Vieira

Nas duas competições, a instituição financeira selecionará projetos de geração distribuída localizados nos estados da Bahia e Ceará.

O maior banco do Brasil e da América Latina, o Banco do Brasil SA (BB), decidiu lançar dois novos leilões para comprar energia de usinas de energia solar arrendadas.

O banco disse que pretende comprar eletricidade para 122 de suas agências no estado da Bahia e 33 agências no estado do Ceará.

Com essa medida, o BB estima uma economia no valor de R$ 56 milhões (US $ 13,4 milhões) em contas de energia elétrica. Na Bahia, o banco espera contratar cerca de 8 GWh por ano, enquanto nas outras duas unidades federais pretende comprar 2 GWh por ano, respectivamente.

Toda a energia produzida pelas instalações solares será injetada na rede elétrica e depois deduzida das contas de energia do banco, de acordo com as regras de medição líquida, que no Brasil são aplicadas a todos os geradores de energia solar com capacidade de até 5 MW

As chamadas públicas serão feitas por plataformas eletrônicas em 3 de fevereiro, às 9h30, para o Ceará, e às 13:00, para o Pará.

Três propostas semelhantes foram lançadas pelo banco em setembro. Nesse caso, o banco queria comprar eletricidade para 96 ​​de suas agências no Distrito Federal, que abriga a capital do país, Brasília, na região Centro-Oeste e nos estados de Goiás e Pará, por um total de 6 GWh por ano.

Naquela época, o BB informou ainda que já haviam sido realizados dois leilões do mesmo tipo para suas 200 agências no estado de Minas Gerais, que é a unidade federativa do Brasil com os maiores preços de energia, juntamente com São Paulo e Rio de Janeiro. Janeiro, em julho de 2018 e 2019, respectivamente.

Veja também