Home DESTAQUE Banco Central norte-americano sinaliza possível aumento na taxa de juros no país

Banco Central norte-americano sinaliza possível aumento na taxa de juros no país

Em sua última decisão, o Comitê ligado ao Federal Reserve indicou, por enquanto, a manutenção da taxa de juros entre 5,25% a 5,5%

by Tiago Souza
Big Mac Index: como o preço de um lanche mostra a subvalorização do real perante o dólar?

O Federal Open Market Committee (Comitê Federal de Mercado Aberto, em português), do Federal Reserve – equivalente ao Banco Central – dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira, 20/9, a manutenção da atual taxa de juros no país no patamar entre 5,25% a 5,5%. A decisão, segundo veículos de imprensa e sondagens especializadas, já era esperada pelo mercado.

Em comunicado divulgado pelo FOMC a justificativa adotada é de que os indicadores recentes sugerem que a atividade econômica cresce em um ritmo sólido e o índice de desemprego permaneceu em baixa. Apesar disso, segundo o órgão, a inflação permanece elevada e houve redução nas vagas de emprego preenchidas.

“O sistema bancário dos EUA é sólido e resiliente. Condições de crédito mais restritivas para famílias e empresas poderão pesar sobre a atividade econômica, as contratações e a inflação. A extensão destes efeitos permanece incerta. O Comitê permanece muito atento aos riscos de inflação.”, prossegue o documento.

Objetivos

Segundo o Comitê, a meta a longo prazo é que a inflação caia para 2%. Por isso, o colegiado do FOMC optou pela continuidade da taxa de juros em 5,25% e 5,5%. Ainda conforme a nota, a instituição ligada ao Federal Reserve fará avaliações periódicas sobre a decisão na atual conjuntura econômica dos Estados Unidos e que seguirá empenhada na redução do índice inflacionário.

“O Comitê levará em conta o aperto cumulativo da política monetária, as defasagens em que a política monetária afeta a atividade económica e a inflação, e os fatores económicos e financeiros. Além disso, o Comitê continuará a reduzir as suas participações em títulos do Tesouro, como descrito nos seus planos anunciados anteriormente”.

De acordo com projeções, até o final de 2023, a taxa de juros dos Estados Unidos ficará entre 5,5% a 5,75%

Confira a íntegra do comunicado do Comitê nesse link.

Veja também