A Arábia Saudita tem sinalizado há semanas que está e fará o que for preciso para reequilibrar o mercado de petróleo, cortando as exportações e bombeando bem abaixo de sua cota de acordo com o acordo da OPEP + – apesar da persistência do xisto dos EUA.
No entanto, embora nem os sauditas nem a Opep admitam oficialmente que pretendem preços mais altos do petróleo ou um preço específico do petróleo, os esforços combinados do grupo OPEP / não OPEP para reter 1,2 milhão de bpd de suprimento estão visando um mercado mais apertado – e preços mais altos do petróleo.
Mesmo que os preços mais altos do petróleo estejam de fato ajudando os produtores de xisto americano a bombear petróleo a níveis recordes, o maior produtor e líder de fato da Arábia Saudita supostamente prefere preços mais altos do petróleo em vez de ficar com sua fatia de mercado.
Os sauditas estão buscando pelo menos US $ 70 o barril Brent Crude, porque o orçamento do Reino precisa desses preços mais altos, disseram fontes da indústria familiarizadas com as políticas de petróleo da Arábia Saudita à Reuters. E eles podem precisar ainda mais do que isso.
De acordo com estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), os sauditas precisam de preços do petróleo muito mais altos para um equilíbrio orçamentário em 2019 – US $ 80-85 por barril, disse Jihad Azour, diretor do Departamento do Oriente Médio e Ásia Central do FMI. Reuters no mês passado.
O petróleo a US $ 80, no entanto, certamente atrairá duras críticas do presidente dos EUA, Donald Trump, cujo “limite de tolerância” do preço do petróleo parece ser o Brent acima de US $ 65. O último tweet dirigido à OPEP no final de fevereiro conclamou o cartel a “pegar leve”, quando os preços do petróleo estavam mais ou menos onde estão agora – em Brent, por volta de US $ 66 o barril.
Relacionados: Qual a Decisão da Noruega de Ceder Meios para o Xisto dos EUA?
O petróleo a US $ 80 também seria o começo da destruição da demanda, numa época em que economistas e mercados já estão preocupados com a desaceleração do crescimento econômico na China e em outras grandes economias, além da ainda não resolvida disputa comercial EUA-China.
Então, embora os sauditas provavelmente estejam cientes de que não podem arcar com os preços do petróleo, o objetivo, segundo fontes da Reuters, ainda está acima dos atuais preços do petróleo.
A última vez que o Brent Crude foi negociado a US $ 70 ou acima foi no início de novembro do ano passado, quando os preços caíram dos níveis de US $ 80 ou mais desde o início de outubro.
Naquela época, no período que antecedeu o retorno das sanções americanas ao petróleo do Irã, quando Washington prometia zero de exportações iranianas, a Arábia Saudita, seus aliados próximos à árabes do Golfo e a Rússia abriram as torneiras para bombear mais óleo para compensar o que estava acontecendo. Espera-se uma grave perda de barris iranianos.
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…