A administração de informação de energia (AIE) dos EUA informou que os estoques de petróleo dos Estados Unidos tiveram um aumento na semana passada após uma redução da demanda por combustíveis, com isso, os EUA atingiram o nível mais alto desde junho de 2021. No entanto, o volume ficou abaixo das previsões de aumento que eram de 1 milhão de barris.
“O aumento foi muito menor do que o previsto e isso está levantando preocupações sobre o aperto da oferta”, disse Phil Flynn, do Price Futures Group. O petróleo bruto subiu em meio à queda na demanda de combustível e à medida que as refinarias continuaram a aumentar suas atividades após o final da tempestade de inverno de dezembro chamada “Elliott”, que interrompeu a capacidade das refinarias.
Os estoques de gasolina dos EUA aumentaram de 1,8 milhão de barris na semana para 232 milhões de barris, disse a AIE. Já os estoques de destilados, que incluem diesel e óleo para aquecimento, caíram de 0,5 milhão para 115,3 milhões de barris. Normalmente, a demanda de destilados sofre aumentos devido ao inverno, o que não aconteceu.
As operações de refino de petróleo aumentaram para 128 mil barris por dia na última semana, disse a AIE, o aumento aconteceu após a volta do funcionamento das refinarias, que haviam paralisado parte da produção durante uma tempestade de inverno que aconteceu em dezembro do ano passado.
Com o enfraquecimento do dólar norte-americano em relação ao euro na última quarta-feira, o preço do petróleo para compradores de fora ficou abaixo do esperado. Isso se deu após investidores interromperem grandes apostas antes das reuniões do banco central. A preocupação com a desaceleração da economia global também impediu o petróleo de subir, de acordo com uma pesquisa da Reuters, a previsão é de que o crescimento econômico global mal ultrapasse 2% este ano.
A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um projeto de lei que irá limitar a capacidade de seu presidente de sacar a Reserva Estratégica de Petróleo do país, com a nova lei o presidente só poderá retirar o petróleo caso haja uma “severa interrupção no fornecimento de energia”. O objetivo da nova lei é evitar que se repitam as inúmeras retiradas de Joe Biden que ocorreram em 2022, os republicanos afirmam que o objetivo das retiradas era reduzir os preços do gás ao consumidor antes das eleições.
O projeto aprovado foi intitulado de Lei de Resposta à Produção Estratégica, e deve proibir qualquer novo saque até que as agências federais desenvolvam um plano para arrendar terras federais para produção de petróleo e gás na mesma porcentagem que a porcentagem de petróleo a ser sacado.
Para o atual governo americano, os lançamentos da Reserva Estratégica de Petróleo realizados em 2022 foram necessários para compensar o aumento nos preços provocado pela invasão da Ucrânia pela Rússia. Contudo, os republicanos argumentaram que o tamanho do lançamento realizado (180 milhões de barris), foi um exagero, e que esses lançamentos foram programados visando o benefício político dos democratas.
A multinacional chinesa BYD, conhecida por sua atuação em tecnologia limpa e veículos elétricos, está…
A Arteris, uma das principais empresas de concessão de rodovias no Brasil, anunciou um novo…
A gigante do comércio eletrônico Amazon anunciou a abertura de mais de 10 mil vagas…
A Stone, uma das maiores empresas de tecnologia e serviços financeiros do Brasil, está com…
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…