ECONOMIA

Após privatização de refinarias da Petrobras, produção de petróleo cai no RN e causa preocupações na economia

A produção de petróleo e gás no Rio Grande do Norte vem apresentando uma queda pelo terceiro mês consecutivo, sob a liderança de empresas privadas. Contudo, as operadoras independentes têm distorcido os fatos para tentar inviabilizar a permanência da Petrobrás no estado. Essa situação tem sido denunciada pela imprensa do Sindipetro RN em colaboração com a Agência Saiba Mais. Nesta segunda-feira, 06 de março, o Petrosolgas compartilhou a notícia que o presidente da Petrobras, ao firmar a estatal no estado do Rio Grande do Norte, poderia garantir mais de 10 mil vagas de empregos diretos e indiretos. 

Após privatização de refinarias da Petrobras, produção de petróleo cai no RN e causa preocupações na economia

Os dados do Boletim Mensal da Produção de Óleo e Gás, divulgado pela ANP, com informações de janeiro de 2023, indicam que a produção potiguar foi de 37.158 barris de óleo equivalente por dia (boe/d), o que representa uma queda de 5,9% em relação a novembro de 2022, quando a produção foi de 39.482 boe/d. Em quatro anos, janeiro de 2023 foi o segundo mês com maior extração de petróleo e gás, contradizendo as afirmações das operadoras independentes sobre a revitalização da produção no estado

Vendas da Petrobras anunciadas em abril de 2019

Os gestores da Petrobrás anunciaram em abril de 2019 e agosto do mesmo ano as primeiras assinaturas de contratos de compra e venda de campos petrolíferos no Rio Grande do Norte. Desde então, a empresa informou a venda de sua participação em concessões de áreas terrestres e marítimas. A transação de Pescada-Arabaiana ainda não foi concluída, mas a empresa contratante já está gerando receita desse ativo desde janeiro de 2020.

O Polo Potiguar teve a assinatura inicial do contrato em janeiro de 2022, mas o fechamento da transação foi suspenso a pedido do Ministério das Minas e Energia. Embora a operação ainda esteja sob a responsabilidade da Petrobrás, a geração de caixa dos 22 campos petrolíferos já pertence à empresa que fez a oferta desde 1º de julho de 2022.

A transação foi precificada em 1,38 bilhão de dólares, com 8% do valor total pago na assinatura do contrato. Os valores apurados pela geração de caixa poderão ser abatidos dos valores a pagar e o pagamento dos valores restantes seria feito em quatro anos a partir de março de 2024.

O Polo Potiguar é considerado a melhor região petrolífera da Bacia Potiguar, com uma produção média diária de 20 mil barris de óleo equivalente e reservas estimadas em 229,3 milhões de boe (2P). No último sábado (4), o preço do barril de petróleo tipo “Brent” foi cotado a 85,93 dólares, o que equivale a 446,84 reais. Isso significa que as reservas petrolíferas do Polo Potiguar podem valer cerca de 100 bilhões de reais. Além das jazidas petrolíferas, a área também inclui uma refinaria (Clara Camarão), uma unidade de processamento de gás natural (UPGN) e um Terminal Portuário.

Suspensão da venda de ativos por até 90 dias

Essa decisão da Petrobras de suspender a venda de ativos por 90 dias, conforme determinado pelo Governo Federal por meio do Ministério das Minas e Energia (MME), gerou muita discussão entre alguns setores da sociedade do Rio Grande do Norte. Representantes de entidades empresariais, como os presidentes da RedePetro/RN e da Fecomercio/RN, expressaram publicamente sua oposição à suspensão.

Em uma reportagem publicada na edição de sexta-feira (3) do Jornal Tribuna do Norte, Gutemberg Dias, presidente da RedePetro/RN, disse que a empresa 3R já está contratando outras empresas para operar em conjunto por meio de terceirização.

Daiane

Jornalista e redatora SEO com vasta experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago