DESTAQUE

Alemanha terá economia retraída em 2023, apontam instituições

O desenvolvimento da economia da Alemanha cairá em 2023. Essa é uma projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Comissão Europeia, órgão vinculado a União Europeia (UE). De acordo com um relatório recente da Comissão, a economia germânica irá encolher cerca de 0,4% neste ano. A queda é um movimento oposto a projeção de crescimento de 0,2% que era estimada há três meses pela instituição europeia.

Segundo porta-vozes e analistas, o indicativo de redução na economia da Alemanha se deve, entre outros fatores, ao aumento de preços na produção e obtenção de energia para a indústria, a suspensão do fornecimento de gás natural da Rússia ao país europeu e os impactos econômicos da invasão russa ao território ucraniano há cerca de dois anos.

De acordo com o FMI, a Alemanha seria a única grande economia da chamada ‘zona do euro’ a ter retração. Entretanto, o cenário apresentado não se assemelha a uma recessão.

“O consumo e a demanda doméstica poderiam melhorar junto com o poder de compra nos próximos meses. Isso poria a economia alemã de volta a uma trajetória de crescimento”, disse o comissário de Economia da UE, Paolo Gentiloni, em entrevista ao site de notícias alemão DW.

Alternativas

Após um período de bonança, sobretudo pelo êxito na indústria automobilística e de exportação de seus maquinários, a Alemanha pode passar por um momento de “desindustrialização” por conta dos custos altos em energia e uma suposta inércia do governo em políticas de proteção aos empregos e salários, pontuou o CEO da Evonik, Christian Kullmann, em entrevista a agência de notícias internacional Associated Press.

“A perda do gás natural barato russo necessário para abastecer as fábricas prejudicou dolorosamente o modelo de negócios da economia alemã. Estamos numa situação em que fomos fortemente afetados – prejudicados – por fatores externos.”, acrescentou Kullmann.

Após o corte do gás russo, a Evonik recebeu um pedido do governo alemão para intensificar o abastecimento de sua central elétrica a carvão em um ritmo acelerado por mais alguns meses. Por outro lado, a empresa segue na construção de uma usina que, a posteriori, será neutra em carbono até 2030.

Tiago Souza

Jornalista nascido, formado e vivenciado na capital da Amazônia, Manaus. É formado desde 2019 em Comunicação Social.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago