Home INDÚSTRIA Alemanha constrói a maior e mais cara ponte aquífera do mundo, uma maravilha do século XXI. A ponte permite que embarcações atravessem o rio Elba sem enfrentar variações de nível!

Alemanha constrói a maior e mais cara ponte aquífera do mundo, uma maravilha do século XXI. A ponte permite que embarcações atravessem o rio Elba sem enfrentar variações de nível!

Maior ponte aquífera do mundo cria um marco na engenharia do século XXI. Conheça a Ponte aquífera de Magdeburgo, na Alemanha, e o que há de grandioso neste projeto

by Marcelo Santos
Alemanha constrói a maior e mais cara ponte aquífera do mundo, uma maravilha do século XXI. A ponte permite que embarcações atravessem o rio Elba sem enfrentar variações de nível!

Navegar em um canal que cruza outro Rio por cima parece algo impossível, mas é exatamente isso que acontece na incrível Ponte Aquífera de Magdeburgo na Alemanha, onde o canal de Elbeh-Havel-Kanal percorre o seu trajeto passando por cima do Rio Elba. Essa maravilha da engenharia inaugurada em 2003 é parte de um projeto ambicioso que revolucionou o transporte hidroviário no país. O resultado é a maior ponte aquífera do mundo que permite que embarcações atravessem o rio Elba sem precisar enfrentar as variações de nível do Rio que muitas vezes o tornava intransitável

Entenda porque a ponte aquífera na Alemanha é a maior do mundo

A ponte aquífera de Magdeburgo está localizada na cidade de mesmo nome, no estado da Saxonia-Anhalt, no centro leste da Alemanha. Ela faz parte da intersecção hidroviária que conecta dois importantes canais, o Mittelland-Kanal e o Elbe-Havel-Kanal.

O primeiro é uma via navegável artificial que se estende por 325,7 km, ligando a região industrial do Vale de Ruhr no estado da Alemanha, a Berlim, nos portos do mar Báltico. Já o segundo canal conta com 56 km de extensão e conecta o Elba ao Rio Revel.

A estrutura principal da intersecção é uma ponte de 918 m de comprimento e 34 m de largura, permitindo que o Mittelland-Kanal  atravesse o Rio Elba, onde a ponte aquífera na Alemanha é sustentada por 20 pilares de concreto armado, sendo quatro pilares submersos, que chegam a aproximadamente 30 m de altura. Já os pilares acima do Rio Elba tem aproximadamente 7 m de altura. 

Além da ponte principal, o projeto da maior ponte aquífera do mundo, envolveu a construção de duas enormes eclusas que contam com 190 metros de comprimento e 12,5 m de largura e 18,5 m de altura. 

A construção da ponte aquífera na Alemanha

As obras da ponte aquífera de Magdeburgo começaram em 1997 e envolveram não apenas a construção da ponte principal, mas também de eclusas, diques e outras estruturas auxiliares. Foi um projeto gigantesco que exigiu o trabalho de mais de 1.500 pessoas e o uso de equipamentos de última geração. Um dos maiores desafios na construção da maior ponte aquífera do mundo foi erguer os enormes pilares de concreto que sustentam a ponte sobre o Rio Elba.

Para se ter ideia, cada um desses pilares da ponte aquífera na Alemanha têm uma fundação de 1.800 m cúbicos de concreto e a parte visível dos pilares acima da água pesa cerca de 2.500 toneladas, o equivalente a 400 elefantes africanos adultos.

Para construir essas estruturas colossais, foram utilizadas fôrmas deslizantes hidráulicas, uma técnica avançada que permite concretar os pilares de forma contínua 24 horas por dia. Assim foi possível erguer cada pilar em apenas duas semanas, um tempo recorde para uma estrutura desse porte.

Impactos do projeto da maior ponte aquífera do mundo

A conclusão da ponte aquífera de Magdeburgo em 2003 representou o marco na engenharia hidroviária e trouxe enormes benefícios para o transporte de cargas na Alemanha. Isso permitiu reduzir significativamente os custos e o tempo de transporte entre importantes regiões industriais do país e os portos do Mar do Norte. Estima-se que a economia anual com a redução de custos logísticos chegue a 35 milhões de euros.

Além disso, a ponte aquífera na Alemanha ajudou a impulsionar o desenvolvimento econômico da região de Magdeburgo, atraindo novos investimentos e gerando empregos. Outro benefício importante foi a redução do impacto ambiental do transporte de cargas com a possibilidade de usar a hidrovia de forma mais eficiente. Mais empresas passaram a substituir o transporte rodoviário pelo Aquático que emite menos poluentes e consome menos energia por tonelada transportada de acordo com estudos.

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